Geral Maranhão

Caminhoneiros participam de atividades e serviços da campanha Novembro Azul do Governo do Maranhão

Foram oferecidos serviços de vacinação, aferição de pressão, testes de glicemia, sífilis e hepatite, orientação nutricional, e distribuição de pres...

27/11/2024 às 15h32
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Campanha Novembro Azul (Foto: Daniel Souza)
- Campanha Novembro Azul (Foto: Daniel Souza)

Com circuito de ações e serviços, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu atividades da campanha Novembro Azul para o público caminhoneiros, nesta quarta-feira (27), no Posto Valem, próximo ao Porto do Itaqui. Foram disponibilizados serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, sífilis e hepatite, orientação nutricional, além da distribuição de preservativos e autotestes para HIV.

O tema da campanha “Se Liga! Prevenção é o ano todo” foi reforçado durante a ação. A iniciativa buscou sensibilizar a população masculina sobre a importância do cuidado integral com a saúde, além de facilitar o acesso aos cuidados de saúde para os profissionais que passam longas horas nas estradas. Cerca de 400 caminhoneiros circulam diariamente no Posto Valem. 

“O objetivo da ação é oferecer atendimento voltado à promoção da saúde e prevenção de agravos. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Saúde, tem trabalhado no Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e da gestão de riscos, por isso, escolhemos esse local, pela grande circulação de caminhoneiros”, explica a chefe do departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES., Claudiana Miranda. 

A ação foi muito bem avaliada pelos caminhoneiros. Boaz Oliveira, de 33 anos, vindo do Tocantins, destacou a importância da iniciativa. “A gente vive na estrada, sem muito tempo para cuidar da saúde. Ter essa estrutura aqui facilita muito. É gratificante ver esse incentivo”, comentou Boaz.

Paulo Henrique Nascimento, de 46 anos, estava a caminho do Piauí, e participou da ação. “É difícil parar para cuidar da saúde, mas quando vi o evento, decidi aproveitar. É algo que ajuda demais a gente”, comemorou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários