A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou a realização de oficinas e visitas técnicas para ampliar a adesão e atualização dos municípios quanto ao Sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP). Por meio do Asplan Itinerante, membros da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da SES promoveram, nesta quarta-feira (27), orientações junto a gestores, técnicos e conselheiros municipais de saúde de Presidente Dutra na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
O sistema é utilizado pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, para registro de relatórios relativos ao Plano de Saúde e à Programação Anual de Saúde (PAS), assim como para a elaboração do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG). Com isso, o Maranhão alcançou a adesão de 193 municípios ao Sistema DigiSUS Gestor.
"As visitas técnicas são um trabalho feito com os municípios que se encontravam pendentes com as informações lançadas no Sistema DigiSUS. O intuito é auxiliar os territórios sobre como alimentar o sistema, eliminando possíveis pendências que existam. Até o presente momento nós ainda temos 24 municípios que ainda não lançaram o seu plano no Sistema DigiSUS e é para isso que estamos promovendo essa ação itinerante", disse o chefe da Assessoria de Planejamento da SES, Humberto Abreu.
Em Presidente Dutra, a especialista em Saúde Denise Alves Pinheiro Fortes e o assessor de planejamento da Asplan Mário Henrique Sousa se reuniram com os gestores do município. “O objetivo é dialogar com os municípios, aproximando as gestões com relação ao planejamento em saúde, melhorando a transparência, favorecendo o cidadão que poderá estar fazendo a verificação de como estão sendo feitas as ações em saúde no município, no estado e também na federação", destacou Mário Henrique Sousa.
Presente na visita técnica, o secretário de saúde de Presidente Dutra, Micherlli Fernandes, parabenizou a iniciativa da SES, por meio da Asplan Itinerante. "O DigiSUS vai nos ajudar e muito nas ações de saúde que vão permear por todo o pleito. Desde já, agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria junto ao município que é quem tem a ganhar".
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Presidente Dutra, Wideglan Marques, destacou a importância de discutir a transparência do SUS. "Vejo aqui a grande importância do Sistema DigiSUS como portal de transparência de relevância para as ações, planejamento, daquilo que precisa ser feito a fim de trazer melhorias à saúde da população do município".
Na terça-feira (26), o Asplan Itinerante esteve no município de Joselândia, onde dialogou sobre o Sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) e os seus benefícios.
Asplan Itinerante
Para participar dos treinamentos executados pela Asplan Itinerante, é necessário acessar links que são disponibilizados aos municípios, e as visitas técnicas programadas pela equipe técnica da SES conforme monitoramento realizados em relação aos municípios que se encontram pendentes de informações no sistema.
O Sistema DigiSUS Gestor Módulo Planejamento é uma plataforma digital de uso obrigatório instituída pela portaria 750/2019. A tecnologia serve de apoio na qualificação e elaboração dos instrumentos de planejamento do SUS nos territórios, permitindo uso inteligente dos recursos disponíveis, ampliando o acesso a atendimentos em saúde na regionalização dos mesmos.
As visitas técnicas tiveram início no mês de abril, com ação realizada no município de Raposa. Durante as ações da Asplan Itinerante, os responsáveis locais pela operacionalização do Sistema DigiSUS têm acesso aos conteúdos programados como registro dos dados do Plano de Saúde, da Programação Anual de Saúde e dos Relatórios de Gestão.
Ao longo do ano, outros 22 municípios maranhenses já receberam as visitas técnicas do Asplan Itinerante. São eles: Cajari, Viana, Santa Rita, Central do Maranhão, Turilândia, Benedito Leite, Sucupira do Riachão, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia, Coroatá, Codó, Icatu, Itapecuru-Mirim, Coelho Neto, Peritoró, Brejo, Governador Luiz Rocha, Fortuna, Feira Nova, Nova Colinas, além de Governador Archer e Senador Alexandre Costa.
Em 2025, as visitas técnicas deverão ser iniciadas em março, trazendo resolutividade de dúvidas para os novos gestores, alinhando o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão entre as esferas de gestão.