Nesta sexta- feira (22), 33 lideranças estaduais receberam os certificados do 1º Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância. O curso foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Fundação Van Leer e o Instituto ARA, sob a articulação do Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama Isabel Fonteles.
O Curso Executivo de Políticas em Primeira Infância do Estado do Piauí, nos moldes do curso de Harvard, ocorreu no período de 16 a 27 de setembro, sendo concretizada a primeira semana de forma presencial e, na segunda, de forma on-line. Houve, ainda, a apresentação de 14 projetos de conclusão de curso, que serão apresentados para estudo de viabilidade.
Receberam os certificados lideranças executivas estaduais e federais, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil organizada, jornalistas e outros agentes que desempenham papéis centrais na gestão de políticas para a primeira infância, tanto no estado quanto no país.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, ressaltou a importância de ter tantas lideranças estaduais capacitadas. “Eu tive a oportunidade de participar do Curso em Harvard e voltei com muita vontade de fazer a diferença aqui no estado. E tenho certeza que os 33 líderes que participaram despertaram para a temática e eles com certeza farão a diferença dentro das áreas em que atuam”, disse.
Isabel Fonteles destacou que já está sendo preparada a segunda edição do curso, destinada para as lideranças municipais; já a terceira edição será voltada aos profissionais que estão lidando com as crianças e as mães no dia a dia, a exemplo dos agentes de saúde, visitadores sociais.
O gerente de projetos da FGV, Alexis Vargas, ressaltou a importância de o Piauí fortalecer uma rede de lideranças, gestores e profissionais estratégicos que atuam na promoção de uma cultura de gestão de políticas públicas para a primeira infância. “Somos parceiros do Estado do Piauí na capacitação. Fico muito feliz em ver o Piauí saindo na frente nos cuidados com a primeira infância”, disse.
A conselheira do TCE, Rejane Dias, uma das concludentes do curso, enfatizou o sentimento de gratidão por ter participado. “Saio desse curso impactada. Mergulhamos profundamente nessa temática, com informações e dados que nos ajudam a aprimorar nossas ações”, disse.
1 / 10