Geral SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil do Pará participa do Curso de Polícia Comunitária no Japão

A qualificação promovida pela Jica enfatiza a metodologia de prevenção de crimes e aproximação da polícia com a sociedade

22/11/2024 às 13h54
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Polícia Civil do Pará participa até este sábado (23) do Curso de Polícia Comunitária, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em Tóquio. O evento conta com a presença de especialistas em segurança pública, e visa demonstrar e transmitir conhecimentos sobre o sistema de Polícia Comunitária Japonês, que enfatiza a prevenção de crimes e a aproximação entre policiais e a comunidade.

O curso é destinado a debater, implementar e aprimorar as iniciativas já adotadas no Japão, metodologia desenvolvida há décadas para criar estratégias articuladas entre diferentes unidades do Sistema de Segurança Pública e a sociedade. O plano prevê a implementação do Sistema Koban, a presença da polícia nas escolas, criação de conselhos de segurança comunitários e outras medidas para reduzir a criminalidade, garantindo a segurança da população e a manutenção da ordem. Delegado Igor Freitas, da DRCO, representa o Pará no evento de qualificação profissional

A Polícia Civil do Pará é representada pelo delegado Igor Freitas, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), que reforçou o compromisso de implementar essa metodologia no Estado do Pará, buscando fortalecer a atuação da Polícia, alinhada aos interesses dos cidadãos.

“A atuação integrada pela polícia e sociedade é de vital importância, na medida em que atua na raiz do problema. A polícia tem a oportunidade de trabalhar alinhada aos interesses sociais, e a sociedade aumenta o sentimento de confiança que tem no Estado, podendo assim prevenir crimes e aproximar as instituições do povo paraense”, ressaltou o delegado Igor Freitas, que participa da qualificação desde o dia 6 de novembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários