O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), concluiu mais uma etapa das obras de reforma e ampliação da unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba.
Dentro das ações do plano de expansão e modernização do HSGER, que tem como missão proporcionar atendimento de qualidade e excelência em saúde à população paraibana, foram entregues a requalificação da Área Vermelha e mais dois consultórios.
Desde o mês de julho, os usuários do hospital já estão utilizando a nova sala de recepção com triagem - dotada de cadeiras acolchoadas para 42 pessoas, 10 novos leitos da unidade semi-intensiva e cinco consultórios para os atendimentos no setor de Urgência e Emergência.
Segundo o médico Cícero Ludgero, diretor hospitalar do Edson Ramalho, a entrega dessas etapas do plano de expansão da unidade representa um avanço muito importante na prestação de serviço à população. “O HSGER dispõe de oito leitos de UTI, sendo um para pacientes que fazem hemodiálise. Mas com a entrega da semi-intensiva e da nova Área Vermelha, com uma quantidade maior de leitos, ampliamos a assistência para pacientes de casos graves”, pontuou.
A reforma contempla, conforme as arquitetas Daniele Pinho e Sheila Luna, a criação de espaços mais amplos e confortáveis, com salas de atendimento mais modernas e áreas de convivência mais agradáveis.
Pensando na inclusão e no conforto de todos, a reforma também priorizou a acessibilidade, com rampas, banheiros adaptados e sinalização eficiente. Já no que diz respeito à sustentabilidade, a execução do projeto seguiu o padrão das melhores práticas, como o uso de materiais ecológicos e a adoção de sistemas que ajudam a reduzir o consumo de energia.
O gerente-executivo de Engenharia Hospitalar da PB Saúde, Jonathan Martins, destacou que das 39 enfermarias da unidade, oito já foram reformadas. “Os serviços incluíram climatização, substituição do piso, instalação de chuveiro elétrico e de novos vasos sanitários com caixa acoplada para dar mais conforto à população”, comentou. Além disso, foram realizados serviços de pintura e reparos em todo o prédio. “A PB Saúde foca diariamente na melhoria dos espaços para os pacientes, acompanhantes e profissionais”, continuou.
De acordo com Jonathan Martins, as obras de reformas continuam na nova recepção do ambulatório - com capacidade para 36 pessoas, bem como nos consultórios do ambulatório.
Sobre o HSGER
Fundado em 28 de novembro de 1969, o Hospital Edson Ramalho está no mês de comemoração dos seus 55 anos de fundação. Estratégica para rede estadual de saúde, a unidade oferta atendimento de urgência e emergência, com equipe multiprofissional, e serviços especializados em Urologia, Obstetrícia, Mastologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, clínicas gerais e exames de imagens, com funcionamento 24 horas por dia.
Para o superintendente da Fundação, Alexandre Bento, os investimentos nas unidades gerenciadas representam o compromisso do Governo do Estado, por meio da PB Saúde, em continuar oferecendo um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba. “A PB Saúde e o HSGER estão sempre buscando investir em inovação e qualidade para continuar a ser um polo de excelência em saúde para a população paraibana”, destacou.