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No Dia do Idoso, Procon Tocantins orienta sobre cuidados para evitar golpes

De janeiro a setembro, o Procon Tocantins registou mais de 600 reclamações e denúncias relacionadas a práticas abusivas contra idosos

01/10/2024 às 09h21
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Tocantins
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No Dia do Idoso, o Procon Tocantins reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população idosa - Foto: Divulgação
No Dia do Idoso, o Procon Tocantins reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população idosa - Foto: Divulgação

O Dia do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro, uma data que mostra a importância de valorizar, proteger e cuidar daqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade. Pensando na segurança desse público, o Procon Tocantins reforça as orientações para evitar golpes, que têm se tornado cada vez mais comuns.

O superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva, destaca que o Dia do Idoso é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores mais velhos. "Infelizmente, os idosos são frequentemente alvo de golpistas que se aproveitam de sua confiança e boa-fé. No Procon Tocantins, estamos constantemente trabalhando para informar e proteger a população contra essas práticas abusivas".

A Lei nº 4.067, de 26 de dezembro de 2022, do Estado do Tocantins, proíbe a oferta de empréstimos financeiros por meio de ligação telefônica para aposentados e pensionistas. Ela visa proteger os idosos de práticas abusivas e golpes relacionados a empréstimos não solicitados.

De 1º de janeiro, até o dia 27 de setembro deste ano, o Procon Tocantins registou um número significativo de reclamações e denúncias relacionadas a práticas abusivas contra idosos. Foram registradas mais de 600 reclamações, as principais queixas, destacam-se: Cobrança indevida por serviços não contratados ou reconhecidos; Dificuldade na devolução de valores pagos ou reembolsos; e Negativação indevida sem contratação do serviço, caracterizando fraude bancária.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é essencial proteger os consumidores de práticas abusivas. Aqui estão alguns dos golpes mais frequentes que atingem os idosos e como evitá-los:

Golpe do Falso Funcionário:

Como Funciona: Os golpistas se passam por funcionários de bancos ou empresas de telefonia e pedem dados pessoais e bancários.

Como Evitar: Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone. Bancos e empresas não solicitam esses dados dessa forma.

Golpe do Prêmio Falso

Como Funciona: O idoso recebe uma ligação ou mensagem informando que ganhou um prêmio, mas precisa pagar uma taxa para recebê-lo.

Como Evitar: Desconfie de prêmios que exigem pagamento antecipado. Verifique a veracidade da promoção diretamente com a empresa.

Golpe do Empréstimo Fácil

Como Funciona: Prometem empréstimos com condições facilitadas, mas exigem depósitos prévios.

Como Evitar: Desconfie de propostas muito vantajosas e que exigem pagamento antecipado. Consulte sempre instituições financeiras confiáveis.

Golpe do Falso Parente

Como Funciona: O golpista se passa por um parente em dificuldade e pede dinheiro urgentemente.

Como Evitar: Confirme a situação com outros familiares antes de tomar qualquer atitude.

Golpe da Venda Casada

Como Funciona: Empresas condicionam a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro.

Como Evitar: Segundo o CDC, a venda casada é ilegal. Denuncie essa prática ao Procon.

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