Economia Amazonas

Relatório de gestão fiscal demonstra saúde das contas públicas do Amazonas

Secretário Alex del Giglio apresentou relatório do segundo quadrimestre na Aleam e destacou avanços na gestão fiscal...

27/09/2024 às 12h55
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/Sefaz

Investimento público expressivo, avanços na solidez fiscal e planejamento orçamentário bem-sucedido foram alguns dos indicadores apresentados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-Am), na apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre, na quinta-feira (26/09), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O secretário da Fazenda Alex del Giglio, juntamente com técnicos da Sefaz compareceram à audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos da Aleam, presidida pelo deputado estadual Adjuto Afonso. Na ocasião, o secretário destacou a “saúde fiscal” do Amazonas, atestada inclusive pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo ranking de competitividade dos estados brasileiros publicado, recentemente, pelo Centro de Liderança Pública.

“O que eu posso dizer das contas do Estado é que elas estão saudáveis, inclusive, recentemente, no ranking de competitividade, nós atingimos a quarta posição em solidez fiscal entre todas as unidades da Federação, e em relação ao planejamento orçamentário, ficamos em primeiro lugar”, destacou o secretário.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/Sefaz

De acordo com o titular da Sefaz, em relação às despesas houve incremento do custeio da máquina pública, e também nos investimentos públicos, que vem se tornando bastante expressivos nos últimos anos. Somente neste ano, já foram investidos 1,14 bilhão em obras de infraestrutura, de acordo com dados da Sefaz.

“A gente percebe um incremento em despesas de custeio, mas que são essenciais para o funcionamento da máquina, bem como a gente percebe que, ao longo desses anos, a gente teve um investimento em infraestrutura bem relevante e isso, obviamente, faz com que melhore a qualidade de vida da população”, declarou, destacando ainda o reflexo de investimento na criação de um ambiente econômico mais competitivo para a atração de investimentos e crescimento do PIB.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários