Economia Economia

Confiança do industrial catarinense cresce e atinge maior patamar de 2024

Foto: Marco Favero/SecomO empresário industrial de Santa Catarina está mais confiante com a economia e com os negócios e mais disposto a investir e...

22/09/2024 às 08h41
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Marco Favero/Secom

O empresário industrial de Santa Catarina está mais confiante com a economia e com os negócios e mais disposto a investir e contratar. É o que mostram dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) divulgados neste mês de setembro.

O índice de confiança do industrial catarinense subiu de 49,6 pontos em agosto para 52,7 pontos em setembro, alcançando assim o maior patamar de 2024. Esse índice, que varia de 0 a 100, indica um aumento no otimismo em relação à economia.

Intenção de investimento em alta

Outro indicador importante, a intenção de investir na indústria, também apresentou crescimento, subindo de 60 para 62,1 pontos em agosto. Este valor é superior à média nacional de 57,8 pontos, o que demonstra um panorama favorável e uma expectativa positiva para o futuro dos negócios.

A nossa indústria está crescendo acima da média nacional, principalmente em setores com alto valor agregado. Isso é resultado do aquecimento da economia e do aumento da demanda por parte das famílias e das empresas. O governador Jorginho Mello tem criado um ambiente favorável aos negócios. As expectativas econômicas estão positivas, por isso a confiança do industrial catarinense está em alta”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Perspectivas de Emprego na Indústria

Além disso, outro dado positivo da Fiesc é a perspectiva de emprego, que atingiu 56,3 pontos em agosto, o maior nível registrado em 2024. Esse resultado demonstra que os empresários estão mais dispostos a manter e contratar novos funcionários, o que gera um impacto direto no mercado de trabalho .

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria catarinense acumulou um saldo positivo de 39.058 vagas formais neste ano. Portanto, Santa Catarina se posiciona como o segundo estado que mais gerou postos de trabalho na indústria, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários