O Piauí inova mais uma vez na educação com a implementação do Projeto Robótica Seduc + Tron, que oferece formação inédita para 100 professores da rede pública em tecnologia e robótica. A aula inaugural ocorreu nesta quinta-feira (19), no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, no bairro Buenos Aires, em Teresina. O espaço recebeu o Laboratório de Inovação e Tecnologia e será a sede das capacitações dos professores.
O secretário de Estado da Educação Washington Bandeira, e o professor Gildário Lima, da Tron Ensino de Robótica Educativa, deram boas-vindas aos professores que irão participar do curso e integrar o Projeto Robótica Seduc + Tron, que vai ofertar curso de tecnologia e robótica para mais de 15 mil estudantes da Seduc, por meio de parceria com a startup piauiense Tron Robótica Educativa. O Piauí será o primeiro estado a ter o ensino da Tron na rede pública.
Segundo Washington Bandeira o resultado estará na melhor capacitação dos estudantes Seduc em um mundo profissional cada vez mais tecnológico. “O Piauí é reconhecido pela Unesco e big techs como um case de tecnologia e inovação na educação, que é uma marca do governador Rafael Fonteles, com aulas de IA, programação de jogos, marketing digital e, agora, com o Projeto Robótica Seduc+Tron. Estamos dando o pontapé inicial para formação de professores que irão atuar neste projeto pioneiro ao levar robótica educativa para mais de 100 escolas estaduais no Piauí, atendendo mais de 15 mil estudantes”, afirmou o secretário
Formações em robótica
As formações dos professores irão integrar áreas do conhecimento como Matemática, Física e Ciências em uma abordagem educativa interdisciplinar e contextualizada.
Para Gildário Lima, o projeto é pioneiro no estado, tornando o Piauí o primeiro a oferecer ensino de robótica na rede pública, uma evolução necessária para atualizar as metodologias educacionais e atender às demandas do século XXI.
“A nossa ideia é utilizar a robótica como linguagem para praticar tecnologia. Então, os professores terão entendimento de programação, inteligência artificial e o suporte mais prático para consolidar o que tem sido trabalhado pela Seduc com os alunos nas aulas de Inteligência Artificial”, disse o fundador da Tron.
As aulas, que acontecerão no Ceti Cristino Castelo Branco, serão organizadas em três turmas com horários flexíveis, permitindo que todos os professores possam participar.
Serão 92 horas, sendo 60 presenciais e 32 a distância, que abordarão temas como Introdução à Robótica Educativa e Tecnologia Arduino. Cada professor receberá dois kits para aulas práticas, possibilitando um aprendizado na prática e estimulando a criatividade e a curiosidade dos alunos.
Do município de Altos, a professora de Robótica do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Altina Pestana, Sara Mariano, explica que o curso vai ampliar o potencial dos estudantes.
“Os alunos vão perceber como a robótica está em tudo ao nosso redor e entender o potencial que tem para construir protótipos que podem resolver questões do nosso cotidiano. Com o curso de robótica, eles vão ampliar o seu potencial de criar, inventar e reinventar, que é fundamental para o seu crescimento”, disse a professora.
Durante todo o processo de formação, uma equipe especializada e com o suporte de monitores da Tron acompanhará a formação promovendo a cultura maker e o pensamento computacional entre os alunos.