Segunda, 31 de Março de 2025
19°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

De maquiagem a seringas: 5 serviços que o Tecpar executa e você nem imagina

Muita gente não sabe, mas o Instituto de Tecnologia do Paraná está presente em diversos momentos da rotina das pessoas. Seja por meio de ensaios l...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná
28/03/2025 às 09h10
De maquiagem a seringas: 5 serviços que o Tecpar executa e você nem imagina
Foto: Hedeson Alves/Tecpar

Uma brasileira acorda pela manhã e prepara o seu café. Coloca o plugue da cafeteira na tomada e desliga o interruptor da cozinha. Depois, na frente do espelho, começa a se maquiar. Pega as chaves do carro e sorri ao ver abelhas voando pelo jardim. Dali, segue para coletar exames de sangue.

Muita gente não sabe, mas o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está presente em diversos momentos desta simples rotina. O rímel que passa nos olhos foi analisado pelo Tecpar, e o mesmo vale para a seringa e a agulha, que tiveram sua qualidade garantida pelo Instituto. Isso sem falar da certificação dos materiais elétricos.

Seja por meio de ensaios laboratoriais, avaliações de conformidade ou das auditorias de certificação, os serviços realizados pelo Tecpar abrangem uma infinidade de itens que fazem parte do dia a dia da população e das empresas.

"Desde a sua fundação, há 85 anos, o Tecpar, está a serviço da sociedade, atuando com excelência em várias frentes e sempre disponível para atender as demandas do mercado. Nossas soluções tecnológicas reforçam o compromisso do Instituto com a população do Paraná e com o desenvolvimento do setor produtivo", salienta o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

COSMÉTICOS E MATERIAIS MÉDICOS– A análise de conformidade de cosméticos é fundamental para garantir a segurança e qualidade de cada produto que chega ao mercado, minimizando riscos de reações alérgicas ou dermatológicas.

Embora alguns cosméticos possam conter elementos químicos permitidos pela legislação, é fundamental que a quantidade destas substâncias respeite os limites, para não oferecerem riscos à saúde.

Nos laboratórios do Tecpar, são analisados cosméticos como rímel, batom e pó facial para maquiagem produzidos por grandes marcas, e que ali passam por um rígido controle de qualidade. Com equipamentos avançados, os técnicos especializados determinam a quantidade de substâncias químicas nestes produtos e conferem se eles atendem aos critérios definidos pela legislação.

Outro serviço que assegura a proteção da saúde dos consumidores é a avaliação de conformidade de materiais odontológicos, médicos e hospitalares. Na relação de itens avaliados pelo Tecpar estão seringas, agulhas, catéteres, frascos, dentre outros.

“A prática de um rígido controle de qualidade, aliada à verificação de conformidade por instituições independentes, evita que a fragilidade destes materiais acarrete complicações à saúde dos pacientes”, afirma a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná


PRODUTOS ELÉTRICOS – Você sabia que vários produtos elétricos são obrigados a ter a marca de conformidade para serem comercializados no País? Essa certificação garante que o produto foi devidamente testado e é seguro para uso.

Para que um produto elétrico seja certificado, ele deve passar pela avaliação de um organismo independente, que confirma se ele atende aos padrões de qualidade e segurança. No Brasil, o Tecpar é um dos organismos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para avaliar e certificar de produtos elétricos como: fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, plugues, tomadas e interruptores.

DESMONTAGEM DE VEÍCULOS – Se você já comprou uma peça usada de reposição para seu veículo, e para isso buscou uma empresa legalizada, é possível que tenha visitado uma das empresas de desmontagem certificadas pelo Tecpar.

Como órgão responsável por esta atividade no Paraná, o Instituto já concedeu cerca de 1.500 atestados de conformidade para empresas de desmontagem de veículos do Estado, desde 2019. São estabelecimentos que realizam o desmonte ou destruição de veículos, e depois destinam as peças usadas para reposição, sucata ou outra finalidade.

Para emitir a certificação, o Tecpar Certificação vai até o local para avaliar a conformidade da estrutura e das atividades da oficina de desmontagem com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre outros itens.

Segundo o Contran, a avaliação é obrigatória antes da concessão, da complementação ou da renovação do registro, assim como fiscalizações periódicas. O atendimento às normas e à regulamentação é fundamental para diferenciar as empresas legalizadas dos desmanches ilegais.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL– O Tecpar também desempenha um papel essencial na preservação da biodiversidade, auxiliando na proteção de insetos como abelhas e lagartas de bichos-da-seda.

De tempos em tempos, surgem relatos de mortandades destes animais nos campos do Paraná. A ocorrência de mortes repentinas levanta um alerta, já que estas espécies desempenham um papel essencial na preservação ambiental e na produção agrícola.

Para descobrir a causa destas ocorrências, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) conta com ampla expertise do Tecpar em análises ambientais. Com o apoio de equipamentos de ponta, os técnicos analisam amostras enviadas pela Adapar, que incluem abelhas e bichos-da-seda mortos, favos e plantas. O objetivo é identificar se há resíduos de agrotóxicos que sejam nocivos a estas espécies.

O laudo fornecido pelo Tecpar serve de apoio para as investigações feitas pela Adapar e ajudam a identificar as causas da mortandade, contribuindo para a adoção de medidas que protejam a fauna e evitem novos casos. A análise desses eventos é fundamental para conscientizar produtores sobre o uso adequado de defensivos agrícolas.

“Este serviço prestado pelo Tecpar tem um papel importante na proteção da biodiversidade e no cuidado com a saúde da população, porque contribui para evitar que os agrotóxicos sejam utilizados de forma indiscriminada, causando danos ambientais, sociais e econômicos”, diz Daniele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários