O estudante Lucas Linhares Lima, que cursa a 3ª série do Ensino Médio técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar, em Cariré, representou o Ceará na fase final da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), também conhecida como Brazilian Brain Bee. O jovem, de 17 anos, recebeu menção honrosa nesta etapa da competição, realizada nos últimos dias 12 e 13, no Rio de Janeiro-RJ, após ter superado diversos outros estágios.
No primeiro momento, na etapa local, conhecida como Olimpíada Local Descentralizada de Neurociências, Lucas se destacou como um dos seis cearenses classificados para a seletiva nacional, tendo conquistado medalha de ouro. Com isso, passou a integrar o seleto grupo de apenas 15 brasileiros que disputaram a etapa final no Rio de Janeiro, sendo o único cearense na equipe. As provas ocorreram no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Lucas voltou com a bagagem carregada de novos conhecimentos, boas experiências e vitórias. “Tenho epilepsia, então, desde criança, sempre tive curiosidade de saber como funciona essa área e entender os mistérios do cérebro e como ele influencia todas as áreas da nossa vida”, ressalta.
“Foi uma experiência única. A olimpíada me mostrou que existe um mundo muito maior do que eu imaginava nessa área. Além disso, conheci outros estudantes que compartilham a mesma paixão pela neurociência, o que foi muito inspirador. A competição também me ensinou a estudar de forma mais eficiente e a gerenciar melhor o meu tempo”, explica o aluno.
Em relação ao êxito no certame nacional, Lucas revela sentir-se realizado. “Ver que todo o esforço e dedicação valeram a pena foi extremamente gratificante. Também me deu confiança para seguir em frente nos meus estudos e carreira, sabendo que tenho potencial para alcançar grandes objetivos”, finaliza.
A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma competição científica voltada para alunos do Ensino Médio, com o objetivo principal de despertar o interesse pelo conhecimento em neurociências. A olimpíada é organizada em etapas, nas quais são selecionados os campeões locais. Estes competem na etapa nacional, que define o campeão brasileiro para a etapa internacional, a International Brain Bee.