Educação Piauí

Mês da Consciência Negra: em Joaquim Pires, estudantes da rede estadual levam cultura e história à praça

A iniciativa promoveu o respeito e a igualdade racial envolvendo estudantes, professores e a comunidade local.

25/11/2024 às 16h02
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com o tema “Riqueza Negra: Cultura e Identidade”, a terceira edição do Projeto Consciência Negra, realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Mendes Vasconcelos, levou uma ampla programação cultural à Praça 28 de Dezembro, em Joaquim Pires, a 238 km de Teresina.

A iniciativa promoveu o respeito e a igualdade racial no ambiente escolar, envolvendo estudantes, professores e a comunidade local.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O evento reuniu atividades como desfiles, rodas de capoeira, oficinas de tranças, mostras de arte e pintura, produção de bonecas Abayomi, apresentações de dança e teatro, além da comercialização de comidas típicas afro-brasileiras.

Para Marcos Alessandro, estudante da 1ª série do Ensino Médio, o ponto alto foi a encenação da peça "Navio Negreiro", inspirada no poema de Castro Alves. “Encenamos a peça enquanto o professor recitava trechos do poema. Foi uma experiência muito importante para entender melhor nossa história e o Dia da Consciência Negra”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A gestora do Ceti, Eline Rodrigues, destacou o envolvimento dos alunos e da comunidade. Ela explicou que, além das atividades na praça, houve programação no pátio da escola. “Todos foram protagonistas deste projeto, cujo objetivo é promover o respeito e a igualdade racial no ambiente escolar”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que ações como essa fazem parte do Programa Educar para Respeitar, que incentiva a equidade racial, a valorização da diversidade e o combate ao racismo nas escolas estaduais. “Nosso compromisso é criar ambientes escolares que reflitam a história e a cultura das populações afrodescendentes e indígenas, reduzindo desigualdades e fortalecendo a equidade racial”, declarou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários