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Programa da Udesc aborda uso das tecnologias digitais de rede no contexto escolar

Abordar o uso das tecnologias digitais de rede no contexto escolar, tanto em uma perspectiva teórica, quanto na de produção de conteúdo – esse é o ...

23/07/2024 às 17h10
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
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Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Abordar o uso das tecnologias digitais de rede no contexto escolar, tanto em uma perspectiva teórica, quanto na de produção de conteúdo – esse é o foco de uma iniciativa desenvolvida no  Centro de Educação a Distância (Cead) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Atualmente na segunda edição, o programa de extensão  Cultura Digital e Escola: teoria e prática  visa “promover a reflexão e a apropriação de tecnologias digitais de rede no contexto escolar, contribuindo para práticas educativas contextualizadas no espaço-tempo em que vivemos”.

Coordenado pelas professoras Lidiane Goedert e Karina Marcon , do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), o programa realiza três ações neste ano: um grupo de estudos e dois cursos online (veja abaixo), mobilizando mais de 400 pessoas.

Da educação básica à superior

O público envolvido inclui professores da educação básica e do ensino superior públicos catarinenses, além de estudantes de licenciatura e de pós-graduação da área da Educação.

Uma das ações deste ano é o curso de extensão Produção de Podcasts como Ferramentas Educacionais, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 26. Totalmente gratuita e online, a formação será ministrada de 5 a 30 de agosto, pela plataforma Moodle, pelo técnico universitário Glenio Madruga II.  Acesse o formulário para se inscrever .

Outro curso de extensão, sobre narrativa digital como prática de mediação pedagógica, coordenado por Lidiane, teve uma edição entre abril e maio deste ano; e tem outra programada para setembro e outubro do ano que vem.

Já o grupo de estudos, coordenado por Karina, promoveu encontros quinzenais no primeiro semestre deste ano, entre março e junho; e terá uma nova edição no início de 2025.

Uso crítico

Conforme as professoras, o Cultura Digital e Escola surgiu “a partir da constatação sobre a intensa relação entre cultura digital e a escola no contexto contemporâneo, e a necessidade de debater o uso crítico das tecnologias digitais de rede”.

As ações dão sequência a um trabalho realizado desde 2020, quando se formou o primeiro grupo de estudos, como resultado do programa de extensão Redes Sociais e Escola: publicar, curtir e compartilhar.

Por dois anos, os debates envolveram estudantes do  Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei)  e do curso de  Pedagogia EAD , da Udesc Cead, dentre eles bolsistas de extensão e orientandos de iniciação científica; e professores da rede municipal de Florianópolis.

Pesquisas e parcerias

As ações extensionistas são vinculadas, na Udesc Cead, ao  Laboratório de Cultura Digital (LabCult) , e, na Udesc Faed, ao grupo de pesquisa  Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar Sul ; além de contar com diversas parcerias externas.

Nas primeiras edições, o grupo de estudos mobilizou profissionais da rede municipal de Florianópolis, e agora conta com a participação de profissionais de diversas cidades brasileiras, ampliando o escopo de atuação do programa para além de Santa Catarina. 

Conheça as ações

  • Grupos de estudos Cultura Digital e Escola, coordenado pela professora Karina Marcon. Debate autores contemporâneos, em encontros síncronos pela plataforma Moodle, aprofundando temas relativos ao contexto social, comunicacional e tecnológico e suas relações com a escola.
  • Curso online Narrativa digital como prática de mediação pedagógica, coordenado pela professora Lidiane Goedert. Tem por objetivo discutir a produção e o uso de narrativas digitais na educação escolar como prática de mediação pedagógica. É estruturado em quatro módulos complementares.
  • Curso online Produção de podcasts como ferramentas educacionais, coordenado pelo técnico universitário Glenio Madruga. Curso autoinstrucional que visa capacitar os participantes em habilidades teóricas e práticas para a idealização, a elaboração e a produção de materiais em áudio como recursos educacionais.

Sobre o LabCult

O LabCult foi criado na Udesc Cead em 2020, por iniciativa de um grupo de docentes vinculados ao Dpad, diante do contexto de intensa transformação social, cultural e educacional em que vivemos.

“A Licenciatura em Pedagogia EAD tem ênfase na apropriação das Tecnologias Digitais de Rede e, por isso, são muitas as disciplinas de sua matriz curricular que buscam estabelecer relações teóricas e práticas entre as áreas de Comunicação, Tecnologias e Educação”, explica a coordenadora, Karina Marcon.

O laboratório é formado por docentes que envolvem a educação mediada por tecnologias digitais ou que trabalham com essas unidades curriculares, que têm formação interdisciplinar e, igualmente, desenvolvem atividades de extensão universitária e pesquisas cujo contexto é o da cultura digital.

“O LabCult permite sistematizar, em um contexto orgânico e unificado, o conjunto de práticas acadêmicas desenvolvidas pelos seus membros, que possuem como núcleo de convergência as reflexões em torno da cultura digital em suas interfaces com processos educativos”, conclui Karina.

A oficina de podcasts conta com a parceria do programa Loquimus – Produção de materiais em áudio como recursos educacionais , coordenado por Glênio Madruga II.

Mais informações podem ser obtidas no  site  e no  Instagram .

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 

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