Educação Amazonas

JEAs 2024: Secretaria de Educação, Saúde e Samu definem procedimentos padrão de atendimento aos atletas

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

16/07/2024 às 12h29
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Às vésperas da abertura da 45º edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou uma reunião de alinhamento de procedimentos padrões de saúde. A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e de profissionais e estudantes de Fisioterapia visa o cuidado com os mais de 5,6 mil alunos atletas que participarão da competição.

Para o JEAs 2024, que inicia na quarta-feira (17/07) e segue até o dia 28 de julho, foi idealizado um plano de ação fruto de uma parceria entre órgãos públicos e instituições de ensino, públicas e privadas. Com um posto de atendimento fixo na Vila Olímpica de Manaus, na zona centro-oeste da capital, durante toda a duração do JEAs, o plano de ação contará com a comunicação direta com a equipe de saúde do Samu, para a celeridade de decisão, por meio da definição de locais possíveis de atendimento.

Além dos médicos e fisioterapeutas que ficarão disponíveis na Vila Olímpica, cada uma das 14 praças esportivas que sediarão as disputas do JEAs também contarão com fisioterapeutas treinados para o primeiro atendimento em caso de lesões. A parceria, de acordo com o coordenador do Núcleo de Desporto Escolar (NDE) da Secretaria de Educação, Joniferson Vieira, vem em boa hora.

“Com a SES tínhamos a previsão de estabelecermos ciência com os postos de saúde próximos às praças esportivas. Porém, a devolutiva foi ainda maior, e hoje temos uma logística organizada para o melhor atendimento do nosso aluno’’, ressaltou o coordenador.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Voluntários

Mais de 30 estudantes de Fisioterapia, de instituições de Ensino Superior, privadas e públicas, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Estácio, Fametro e UniNorte, atuarão como voluntários. Entre os pontos de atendimento pré-definidos para encaminhamento dos possíveis alunos estão: o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Alvorada, do São Raimundo, Joventina Dias e da Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, todas escolhidas estrategicamente por estarem próximas a praças esportivas de competições do JEAs.

Procedimentos

Em reunião realizada na tarde de segunda-feira, (15/07), o procedimento padrão de primeiro atendimento foi treinado com os voluntários de Fisioterapia que atuarão nas praças esportivas a partir desta quarta-feira.

De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência da SES-AM, enfermeira Mônica Melo, o passo a passo é essencial para um melhor encaminhamento e resolução das possíveis lesões.

“O procedimento é observar se temos obstruções das vias aéreas, respiratórias, sangramentos ou deformidades, e quais os níveis de consciência do estudante vitimado pelo acidente. Com essas informações, o Samu será acionado e levará este atleta para uma unidade de saúde que já está preparada e avisada da sua chegada’’, destacou a secretária.

A 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) é um evento que conta com a presença de alunos de 38 municípios do Amazonas, entre escolas estaduais, municipais, federais e privadas. Os mais de 5,6 alunos atletas estão divididos em 20 modalidades esportivas. A abertura oficial dos Jogos acontece na quarta-feira (17/07), bem como as primeiras competições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários