Foto: Divulgação / SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina recebeu a visita do Embaixador da Hungria, Miklós Halmai , nesta quarta-feira, 12. Durante o encontro, foram discutidos programas de dupla titulação entre universidades húngaras e catarinenses e a bolsa de ensino superior Stipendium Hungaricum.
O Programa Universidade Gratuita e os demais projetos de assistência financeira para estudantes do Ensino Superior do Governo de Santa Catarina também foram abordados. Somente no primeiro semestre de 2024, quase 37 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas estaduais.
O diretor de Planejamento, Marcos Roberto Rosa, representou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, no encontro. “Ficamos muito honrados em receber a visita do embaixador e da cônsul da Hungria. São oportunidades que se abrem para os jovens catarinenses e possíveis parcerias para o futuro. A Secretaria de Estado da Educação agradece essa oportunidade e não vai medir esforços para poder atender essa parceria em prol dos nossos estudantes”, afirmou o diretor.
O embaixador Halmai estava acompanhado do secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner. Também participaram da reunião a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, o cônsul comercial da Hungria, Dániel Rákóczi, e a cônsul onorária em Santa Catarina, Christina Vasconcelos Lago.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu o embaixador da Hungria no Centro Administrativo do Estado, nesta terça-feira, 11. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e a Hungria, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de comércio, educação, cultura e tecnologia.