Educação Educação

CEEBEJA de Londrina celebra 40 anos de inclusão e qualidade educacional

Instituição ligada à Secretaria da Educação atende alunos de 25 a 85 anos, de Londrina e região, oferecendo ensino presencial e híbrido, além de q...

26/11/2024 às 17h31
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: CEEBJA Londrina
Foto: CEEBJA Londrina

Em 2024, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Londrina, no Norte do Paraná, comemora 40 anos consolidado como referência em inclusão e qualidade de ensino. Localizada no centro da cidade, a instituição ligada à Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) atende alunos de 25 a 85 anos, de Londrina e região, oferecendo ensino presencial e híbrido, além de qualificação profissional por meio de parcerias, como a firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A celebração dos 40 anos marca uma trajetória de conquistas e inovação no ensino. O CEEBJA se destaca pela inclusão, atendendo estudantes com histórias de superação e determinação. Para a diretora-geral Rosangela Lopes Ferreira Menoncin, a unidade é a concretização de muitos projetos dos alunos e do próprio centro estadual. "Nossa escola é inclusiva e para todos. Ela representa a realização do sonho de formar estudantes, não importando a idade que tenham”, afirma.

O CEEBJA funciona em um prédio que é reconhecido por sua boa localização, a apenas duas quadras do Terminal Urbano Central. A estrutura possibilita a integração de diversas modalidades de ensino e atende a públicos específicos por meio de parcerias importantes. Entre elas, as Ações Pedagógicas Descentralizada (Apeds), a Socioeducação (Cense 1 e Cense 2), além da unidade especial em Tamarana, que atende um número significativo de estudantes indígenas.

“Os alunos em conflito com a lei matriculados no CEEBJA são atendidos quando estão internados na própria unidade e, quando saem, continuam na escola sendo atendidos nas salas de aulas e inseridos nas turmas”, conta Rosângela. “Aqui na região, somos a única instituição que faz esse tipo de atendimento”. Outra iniciativa de destaque é o Centro de Apoio para Pessoas Deficientes Visuais (CAP) reforçando o compromisso da instituição com a educação inclusiva.

Com aproximadamente 100 formandos anuais, o CEEBJA se reafirma como um espaço transformador de educação na região Norte do Estado. "Este é um lugar que faz a diferença na vida das pessoas. Nossa localização facilita o acesso, e cada estudante que passa por aqui carrega uma história de determinação e superação. A educação transforma vidas, e temos orgulho de fazer parte disso", conclui a diretora.

INOVAÇÕES E FUTURO – O CEEBJA de Londrina avança continuamente em suas estratégias pedagógicas e, para 2025, já planeja a oferta de cursos de Espanhol, visando ampliar as oportunidades de aprendizado e melhorar os resultados no Enem. “A abordagem educacional integra metodologias ativas e práticas inovadoras, oferecendo aos alunos ferramentas diferenciadas para o desenvolvimento no aprendizado e pessoal”, reforça Rosângela.

Nos últimos dois anos, alunos da instituição alcançaram importantes conquistas, entre elas, boas notas do Enem e aprovações nos vestibulares da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, os estudantes se preparam para o Enem por meio de um trabalho pedagógico voltado para a integração entre teoria e prática, consolidando o CEEBJA como uma ponte para o ensino superior e a realização de novos projetos de vida.

“Pude concluir o ensino médio em julho deste ano e fui bem no Enem. Acredito que vou conseguir uma vaga no ensino superior graças ao empenho dos professores do CEEBJA”, afirma Luiz Katsuaki Ueti, ex-aluno da instituição.

EJA – A rede estadual conta com mais de 250 escolas e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Paraná. No primeiro semestre de 2024 foram atendidos cerca de 36 mil estudantes. A escola mais antiga da modalidade foi o Centro Estadual Potty Lazzarotto (CEAD), em Curitiba, criado no ano de 1980 por um grupo de professores.

A EJA é oferecida gratuitamente, tanto na modalidade presencial quanto híbrida. A partir de 2010, com a instauração da Instrução n° 017/2010 SUED/SEED, passou a ser implementada também por meio da Ação Pedagógica Descentralizada (APED) em quase todos os municípios do Paraná.

As instituições estaduais de ensino com oferta da modalidade propiciam a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano), para pessoas a partir de 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos.

As turmas de EJA são organizadas semestralmente, entretanto as matrículas podem ser realizadas durante todo o ano. Os interessados podem consultar as instituições de preferência neste LINK .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários