Educação Educação

Educação de SC capacita profissionais para a primeira etapa do Censo Escolar 2024

Santa Catarina promoveu o Curso de Formação Continuada do Censo Escolar 2024, entre os dias 5 e 7 de junho, com o objetivo de capacitar os profissi...

07/06/2024 às 18h41
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Santa Catarina promoveu o Curso de Formação Continuada do Censo Escolar 2024, entre os dias 5 e 7 de junho, com o objetivo de capacitar os profissionais envolvidos na pesquisa no Estado. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, realizado em Treze Tílias. O foco da formação foi a primeira etapa do processo censitário e os sistemas utilizados para a coleta de dados.

Visando uma qualificação constante das informações declaradas pelas escolas catarinenses, os três dias de capacitação abordaram as novidades do Censo Escolar 2024, os conceitos da coleta, as funcionalidades e relatórios do sistema Educacenso, o processo de migração de dados da Rede Estadual de Ensino, entre outras temáticas.

Participaram da formação os Coordenadores Regionais do Censo Escolar e Assistentes de Educação. Em parceria, esses profissionais atuarão como multiplicadores que deverão capacitar os Coordenadores Municipais e Gestores das escolas estaduais e privadas, no âmbito de suas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

O Censo Escolar é a principal e maior pesquisa estatística educacional do Brasil, realizado em regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios, com a participação de todas as escolas públicas e privadas. Os dados declarados subsidiam diversos programas e políticas educacionais.

Primeira etapa vai até 31 de julho

Em 2024, a coleta da etapa de matrícula inicial acontece até 31 de julho. Nesta primeira fase do Censo Escolar, são coletados os dados de escola, gestores, turmas, profissionais escolares e alunos. Já a segunda etapa, denominada situação do aluno, é realizada no começo do ano seguinte, com a declaração dos dados de movimento e rendimento dos estudantes ao término do ano letivo.

A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades do Ensino Regular, Técnico e Profissional, bem como a Educação Especial e a de Jovens e Adultos. Além disso, são coletados os dados de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Atividade Complementar dos alunos matriculados em turmas de escolarização.

Mais informações:
Marina Simões
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0356

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários