Educação Piauí

Secretarias da Educação e Segurança apresentam resultados da Avaliação de Risco Social nas Escolas Seduc

A iniciativa visa promover a cultura de paz nos centros educacionais do Estado.

04/06/2024 às 18h27
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, apresentaram, nesta terça-feira (4), aos gerentes regionais, gestores escolares, professores e técnicos das equipes multiprofissionais da Seduc os principais resultados da Avaliação de Risco Social realizada nas Escolas Seduc.

Desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança, a ação tem como objetivo identificar alunos que estão em risco social e traçar estratégias para apoiá-los. “Esse é um projeto pioneiro, que por meio da tecnologia e do cruzamento de dados, conseguimos fazer um diagnóstico e identificar os estudantes que estão passando por dificuldades em casa, na escola ou em seu ambiente social. A partir da identificação desses alunos, serão elaboradas ações que irão fortalecer a assistência multiprofissional e psicossocial e promoção da cultura de paz, com atuação cirúrgica e conjunta das duas secretarias, especialmente na prevenção e, em alguns casos, com atuação mais firme da segurança”, explicou o secretário de Educação, Washington Bandeira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A avaliação diagnóstica representa um avanço na forma como as instituições públicas lidam com a questão da violência e vulnerabilidade social, demonstrando um compromisso em oferecer apoio e proteção aos estudantes mais necessitados. “É mais uma iniciativa importante do governador Rafael Fonteles para que as Escolas Seduc sejam ambientes saudáveis, seguros e atrativos para os jovens”, afirma Bandeira.

De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, a parceria demonstra a importância da integração entre diferentes órgãos governamentais para o desenvolvimento de ações efetivas e preventivas. “Esse diagnóstico é necessário para que possamos fazer intervenções individuais naqueles alunos que precisam de atenção. Esse é um tipo de trabalho que casa com a ideia da Educação e da Segurança Pública do governador Rafael Fonteles. Essa parceria é de fundamental importância e traz um novo olhar para a forma de se fazer prevenção na escola”, destaca Chico Lucas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As próximas etapas do projeto irão compreender aplicação de questionários nas escolas, criação de protocolos de segurança de acordo com as vulnerabilidades encontradas e formação presencial para os técnicos das equipes multiprofissionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários