A construção de um telescópio caseiro foi o ponto de partida para o maranhense Domingos dos Santos Neto, de 24 anos, criar conteúdo para a Internet usando a criatividade para ensinar ciências de forma divertida. Participando da Campus Party, em Teresina, ele esteve com os estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí nesta sexta-feira (31), para uma mostra sobre experimentos científicos de forma simples e conversar sobre a importância da divulgação científica.
Participaram da atividade os estudantes das turmas ITA/IME, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde e do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, escolas gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O cientista Domingos dos Santos viralizou em uma plataforma de rede social, o TikTok, ao explicar de forma descomplicada matemática e astronomia, com a construção de um telescópio e experimentos com materiais de fácil acesso, e ao explicar as teorias científicas que estão presentes no cotidiano.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que é fundamental incentivar e apoiar ações que aproximem os estudantes da ciência e da tecnologia. “A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta fundamental para facilitar o aprendizado dos estudantes, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e acessíveis. Professores que utilizam essas ferramentas conseguem cativar a atenção dos alunos e tornar o processo de ensino mais eficaz. O Domingos consegue fazer isso por meio dos seus canais e fizemos questão de trazê-lo a uma de nossas escolas para inspirar e engajar nossos estudantes a respeito da importância da ciência, de como pode ser divertido aprender física, matemática e que, ao contrário do que muitos pensam, essas disciplinas fazem parte do nosso dia a dia”, enfatiza.
O interesse de Domingos dos Santos como cientista teve início na infância com a curiosidade pelas estrelas e, assim, ele viu a oportunidade de ensinar outras pessoas de forma fácil sobre os conhecimentos de química, física, biologia e matemática. Com a matemática, sua maior paixão, Domingos conquistou medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2015 e 2019.