O Piauí foi destaque na edição do Circuito Norte e Nordeste de Brazilian Jiu-Jitsu (NEEBJJ), competição tradicional da modalidade que aconteceu neste domingo (26), no Ginásio do Iate Clube, localizado no bairro Matinha, em Teresina. Os estudantes-atletas Laynnara Helena de Lima Rodrigues e Rickson Emanuel de Moura, acompanhados do professor Rafael, conquistaram medalhas de bronze na categoria Infanto Juvenil II do Circuito de Jiu-Jitsu.
Os dois medalhistas são estudantes da Unidade Escolar José Camilo da Silveira Filho, localizada no bairro Santo Antônio, em Teresina, e praticam o Jiu-Jitsu no contraturno, como parte do Projeto Flor de Mandacaru - Semeando sonhos: arte e cidadania, mantido pela Fundação Educacional Mandacaru (FEMAN), entidade de direito privado, sem fins lucrativos.
“Eles trouxeram as medalhas que conquistaram para a escola e, felizes, mostraram aos colegas. As conquistas são resultado desta parceria que iniciou neste ano”, disse a gestora escolar Carlisse Ferreira.
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) firmou uma parceria com a Fundação Educacional Mandacaru (FEMAN), em 2024, para inserir no contraturno das escolas atividades de leitura, produção textual, balé, capoeira, música e jiu-jitsu.
O projeto "Flor de Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania" atende estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em Teresina, com atividades nas escolas da 19ª GRE - Gerência Regional de Educação.
“A Seduc mantém diversas parcerias com o objetivo de incentivar a multiplicação de conhecimentos, bem como ampliar o projeto pedagógico das escolas e estas conquistas são resultado de projetos que fortalecem a formação cidadã tendo o jovem como protagonista”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
O projeto "Flor de Mandacaru” contempla 97 estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais. Além da modalidade de luta, outras atividades são desempenhadas pelos estudantes nas áreas da música, leitura e balé.
Participam do projeto "Flor de Mandacaru” as escolas: Unidade Escolar João Soares da Silva, Unidade Escolar José Camilo da Silveira Filho, Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Angelim e CETI Domício Magalhães.