Foto: Acervo / Fapeam
Cientistas mulheres vinculadas às instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa sediados no interior do estado podem submeter projetos de excelência, inovadores e criativos ao Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter Mulheres Cientistas no Interior), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
As inscrições estão abertas até às 17h do dia 6 de maio (segunda-feira) e devem ser realizadas via plataforma Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam). Podem participar pesquisadoras com título de mestrado ou doutorado, residentes e vinculadas as instituições de ensino e pesquisa do interior do Amazonas.
A iniciativa da Fapeam está em consonância com o PPA 2024-2027 do Governo do Estado do Amazonas. O edital visa fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação, ou de transferência tecnológica, coordenados por pesquisadoras mulheres, relacionados à bioeconomia.
Os projetos devem contribuir para a geração de valor agregado para a economia regional, a partir da floresta em pé, dos rios fluindo e da valorização do conhecimento tradicional e local sobre biodiversidade amazônica. Serão consideradas as seguintes áreas temáticas: bioeconomia biotecnológica, bioeconomia de biorrecursos e bioeconomia bioecológica
Com investimentos de R$ 975 mil, o edital irá apoiar até 10 projetos, com prazo de vigência de 24 meses. As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via SIGFapeam, disponível em www.fapeam.am.gov.br .
Para acessar o formulário a proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados no SIGFapeam. Novas usuárias deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fundação. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar, conforme detalhado no edital.
Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0052024/