
No segundo episódio da série “Um ano de muitos desafios e reconstrução de Parauapebas”, a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) se destacou pela realização de ações estratégicas que reforçaram a proteção, o acolhimento e a promoção dos direitos das mulheres no município.
Com iniciativas que alcançaram diretamente mais de 16 mil pessoas em campanhas locais e outras 10 mil em programas estaduais, a pasta consolidou sua atuação como referência na área.
Entre os principais destaques está o Programa Prefeitura Mais Perto de você que levou para sete comunidades, mais de 30 serviços nas áreas de saúde, assistência social, embelezamento feminino, emissão de documentos, atividades de lazer, entre outros.



A campanha Janeiro Branco, voltada para saúde mental e bem-estar, promoveu palestras e oficinas para servidores. Já no período do carnaval, a secretaria intensificou a prevenção à importunação sexual, com atividades educativas em parceria com a secretaria de Saúde.


Outro marco foi a implantação do Protocolo “Não é Não”, previsto em lei federal, que mobilizou quase 2 mil pessoas em rodas de conversa, palestras e blitz educativas. A tradicional Marcha das Mulheres, dentro do Encontro da Mulher, evento reconhecido como patrimônio cultural do município, reuniu cerca de 10 mil participantes em uma ampla programação cultural e preventiva.



No Agosto Lilás, mês dedicado à proteção da mulher, a secretaria promoveu palestras em escolas e empresas, além de ações comunitárias que envolveram quase 2 mil pessoas. Dez mil pessoas se beneficiaram com o programa estadual Por Todas Elas, trouxe para o município consultas oftalmológicas, distribuição de óculos e grau, exames de diversas especialidades, feira de empreendedorismo e apresentações culturais.



As campanhas temáticas também tiveram espaço: Setembro Amarelo e Outubro Rosa reforçaram a importância da saúde mental e da prevenção ao câncer de mama, enquanto o Novembro – 21 Dias de Ativismo trouxe debates sobre letramento racial.



Além das mobilizações, 2025 foi marcado por entregas estruturantes. O Observatório de Gênero de Parauapebas, inaugurado em março, passou a produzir indicadores e análises para fortalecer políticas públicas. No mesmo mês, também foi inaugurado o Centro Integrado de Atendimento à Mulher e a nova sede da Secretaria Municipal da Mulher. Já a Casa de Mainha, inaugurada nas comemorações dos 37 anos da cidade, tornou-se espaço de acolhimento e capacitação, oferecendo cursos e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional.



O programa “Semmu Até Você” levou atendimento descentralizado às comunidades, com 68 visitas, 76 palestras, 115 atendimentos psicossociais individuais e quase 800 atendimentos iniciais, reforçando a presença ativa da secretaria em todas as regiões do município.



“Eu estou muito feliz com o conjunto de ações que realizamos este ano. Reafirmamos nosso compromisso em proteger, capacitar e empoderar as mulheres de Parauapebas, fortalecendo a rede de atendimento e ampliando o acesso a direitos, segurança e oportunidades nos próximos anos, enfatiza Beatriz Ramos, secretária da Mulher.

Reportagem: Andrea Reis
Fotos: Comunicação Semmu
Assessoria de Comunicação / PMP 2025