
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) marcou presença na 55ª edição do ‘Sergipe é aqui’, levando serviços essenciais e atividades culturais para a população. A ação reuniu, em um só espaço, oportunidades de emissão de documentos, oficinas inclusivas, exposição de artesanato e dos arranjos produtivos locais, aproximando ainda mais os serviços da política de assistência social das comunidades.
Entre os destaques, estiveram a atuação da CIN Inclusiva, que garantiu a emissão de documentos como a carteira de identidade, e o Espaço de Inclusão pela Arte, voltado para crianças, jovens e adultos que puderam expressar sua criatividade por meio de atividades artísticas. Além disso, artesãs locais tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, fortalecendo a economia solidária e o reconhecimento do talento produzido no interior do estado.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou a importância de levar esses serviços diretamente aos municípios. “O Sergipe é aqui tem essa característica de descentralizar a política pública. Quando a Seasic chega com a identidade, com oficinas de arte e com a valorização do artesanato, estamos não apenas prestando serviços, mas também fortalecendo a cidadania e a inclusão”, afirmou.
Para Maria Josiane dos Santos, que acompanhava a filha no Espaço de Inclusão pela Arte, o momento foi de alegria. “É muito bom para eles que gostam de desenhar, de pintar. Um espaço como esse ajuda a colocar para fora a criatividade. Gostei bastante”, contou a moradora do povoado Queimada Grande.
As artesãs Tatiana Lima Santana e Mariel da Cruz também comemoraram a oportunidade de expor produtos feitos por ela, como panos de prato, jogo de banheiro e passadeiras de mesa. “É uma oportunidade importante porque, como moramos no interior, é difícil expor e vender sem apoio”, explicou Tatiana. Já Mariel levou laços bordados à mão, colares e chaveiros. “Estamos achando maravilhoso porque temos visibilidade. É uma chance que valorizamos muito”, acrescentou Mariel. Ambas moram no povoado Três Barras, no município de Cardoso, e fazem juntas as produções.
Outro serviço bastante procurado foi a emissão de documentos pela Cin Inclusiva. Maria Auxiliadora saiu do local com a identidade em mãos. “Achei maravilhoso. Facilitou bastante ter o serviço aqui no município”, frisou. Já Leonalda Ferreira Morais, que também fez sua identidade, destacou a comodidade. “Se não fosse o Sergipe é aqui, eu teria que me deslocar para outra cidade. Aqui foi rápido, prático e muito bom”, avaliou.