Terça, 09 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Prodest modifica autenticação em sites governamentais com foco em segurança

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) modificou a maneira de os usuários terem acesso à ferra...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Espírito Santo
14/08/2025 às 11h30
Prodest modifica autenticação em sites governamentais com foco em segurança
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) modificou a maneira de os usuários terem acesso à ferramenta que permite a inserção de conteúdos em 157 sites governamentais. A medida impacta páginas da internet de secretarias e autarquias do Poder Executivo Estadual. Além disso, afeta sites de prefeituras e hotsites mantidos na plataforma de gestão de conteúdo Orchard.

A principal mudança é que a autenticação (processo que confirma a permissão de uma pessoa para utilizar um sistema) passa a ser feita por meio do Acesso Cidadão — ferramenta de login único para uso de serviços digitais do Governo do Estado. Antes, o acesso era realizado com login e senha do antigo sistema autenticação corporativa.

“Com a autenticação feita pelo Acesso Cidadão, a perda de permissões de usuários administradores, em caso de desligamentos ou mudanças de setores, torna-se automática. Isso porque o Acesso Cidadão está integrado ao Siarhes, sistema de RH do Governo do Estado”, explicou o gerente de Sistemas do Prodest, Alessandro Frizzera.                                                                                                               

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a mudança mostra o compromisso do Instituto em disponibilizar para os usuários ferramentas que adotam as melhores práticas de segurança da informação.  

“Essa evolução é impulsionada por um processo de padronização e centralização estratégica, que otimiza o uso de tecnologias de ponta, superando abordagens obsoletas e deixando um legado sólido de inovação e infraestrutura robusta para o Estado, refletindo uma visão de futuro sustentável e eficiente”, enfatizou Cornélio.

Na avaliação do diretor-geral do Prodest, à medida que o órgão implementa ações estratégicas para minimizar os riscos de incidentes de segurança, cria condições mais robustas para oferecer uma experiência de alta qualidade aos usuários dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) da autarquia.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários