
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem disponibilizado durante o programa ‘Sergipe é aqui’ diversos serviços voltados à saúde animal. Entre as ações está a castração de felinos cadastrados e consultas com veterinários, cujo objetivo é o controle populacional dos gatos nos municípios, além de contribuir para a redução de zoonoses.
Controlar a natalidade animal reduz o número de abandono nas ruas e, consequentemente, a propagação de doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, em especial nas áreas com grande concentração de animais sem cuidados adequados.
De acordo com a diretora de Proteção Animal da SES, Christy Monteiro, um dia antes do ‘Sergipe é aqui’, os médicos veterinários se deslocam ao município para realizar as consultas de triagem que consiste em avaliar os animais e verificar se estão em condições adequadas de saúde para a cirurgia de castração.
“Aqueles animais que não forem considerados aptos recebem a orientação dos veterinários, que podem prescrever medicamentos ou indicar tratamentos necessários. Os animais aptos recebem uma senha para comparecer no dia seguinte, quando é realizada a castração. As cirurgias são destinadas exclusivamente a felinos machos ou fêmeas. Não são realizadas castrações em cães, pois a cirurgia em caninos é mais complexa e demorada, exigindo maior atenção”, explicou a diretora.
População aprova
A arquiteta Sara Aparecida levou sua gata para castrar na iniciativa de gestão itinerante do Governo de Sergipe. “Fiquei muito feliz em saber que o programa 'Sergipe é aqui' estaria na minha cidade oferecendo castração gratuita para gatos. Aproveitei e trouxe minha gatinha que tem cerca de oito meses. Já queria castrar há algum tempo, mas não tinha condições financeiras. O atendimento foi excelente e todos foram muito atenciosos. A castração gratuita representa um grande alívio e uma forma de cuidar melhor da saúde dela e também de contribuir para o controle populacional dos animais. Só tenho a agradecer pela iniciativa”, relatou.
O estudante José Carlos destacou que o serviço é uma grande oportunidade para os moradores do município. “Achei a iniciativa da castração móvel muito positiva. É um serviço que realmente ajuda os animais e também a população. O serviço é importante e nem todo mundo tem condições de pagar por uma castração, então esse tipo de ação é muito bem-vinda”, disse.
Como participar
Para participar das ações, no dia da triagem, o responsável deve apresentar comprovante de residência e documento de identificação com foto. O animal deve ser transportado preferencialmente em caixa adequada para transporte, garantindo sua segurança. Após a triagem, os animais aptos retornam no dia seguinte para a castração.


