
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos, realizou a terceira Reunião Técnica Extraordinária do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola (GTI-E/PSE). O encontro teve como foco a análise dos dados da Estratégia de Vacinação nas Escolas de 2025, e contou com a presença de representantes da Seed, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Ministério Público de Sergipe (MP-SE), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe (SEMS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A reunião foi conduzida pelo coordenador técnico do PSE na Educação, Emerson Araújo. A principal pauta foi a apresentação e discussão dos dados enviados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (DVS/SES), referentes às vacinas aplicadas nas escolas da rede pública de ensino.
Os dados preliminares indicaram uma queda de 16,4% nas doses aplicadas em 2025 (1.022.757 doses) em comparação com o total de 2024 (1.223.285 doses). Entretanto, o dado leva em consideração apenas os primeiros seis meses de 2025, o que motivou a sugestão de uma nova atualização, com períodos equivalentes entre dois anos. Também foi solicitado à Diretoria de Vigilância o detalhamento da cobertura vacinal por município e tipo de vacina, incluindo as metas estabelecidas.
Outro destaque da reunião foi a análise dos dados com o código 14, correspondente à Estratégia de Vacinação nas Escolas. No primeiro semestre de 2025, foram registradas 7.894 doses aplicadas em ambiente escolar. No entanto, foi identificada uma fragilidade no registro dessas informações pelas equipes de saúde. Em alguns municípios, foram registradas apenas duas doses no sistema, enquanto outros alcançaram mais de mil.
Diante do cenário, os membros do GTI-E/PSE-SE propuseram ações estratégicas, como a solicitação de espaço nas reuniões do Colegiado Interfederativo Regional de Saúde (CIR), para reforçar a importância da vacinação escolar junto a gestores municipais. Além disso, foram sugeridas medidas como: atualização contínua dos dados de vacinação, elaboração de nota técnica orientadora, e mobilização de gestores da saúde e da educação para o planejamento conjunto das ações.
Durante a reunião, também foi apresentada a identidade visual oficial do GTI-E/PSE-SE, a qual será utilizada em documentos e materiais do grupo. Com a articulação entre saúde e educação, a expectativa é fortalecer a Estratégia de Vacinação nas Escolas como política pública de promoção da saúde, proteção da comunidade escolar e ampliação da cobertura vacinal no estado de Sergipe.
