Domingo, 27 de Julho de 2025
13°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Sepedi promove capacitação sobre a fisiologia do envelhecimento da pessoa idosa aos médicos da rede pública

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizou na segunda-feira (21/7) uma capacitaç...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
22/07/2025 às 20h30
Sepedi promove capacitação sobre a fisiologia do envelhecimento da pessoa idosa aos médicos da rede pública
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizou na segunda-feira (21/7) uma capacitação sobre a fisiologia do envelhecimento da pessoa idosa, direcionada aos médicos da rede pública municipal. O objetivo foi identificar precocemente riscos e necessidades dos idosos para implementar medidas de prevenção e promoção da saúde que contribuam para um envelhecimento com mais autonomia e bem-estar.

A iniciativa foi realizada na Secretaria de Saúde (Sesau) pelo Departamento de Políticas da Pessoa Idosa da Sepedi, e contou com a participação de 30 médicos das Unidades Básicas de Saúde e do Programa Saúde da Família, além de psicólogos e integrantes da Sepedi.

A diretora de políticas públicas da pessoa idosa na Sepedi, Lidiane Sacardo, mencionou a importância da capacitação aos médicos principalmente para conseguir diferenciar e identificar quais são as características consideradas normais no que se refere ao envelhecimento e em relação à patologia para evitar a polifarmácia.

A psicóloga da Sepedi, Giovanna Ségia, também participou da capacitação e abordou o tema, solitude e solidão, considerado relevante nesta fase da vida dos idosos.

De acordo com a secretária da Sepedi Juliana Coelho, a população idosa em São Sebastião tem crescido de forma acelerada, o que exige profissionais com conhecimentos específicos sobre as necessidades e desafios dessa população. “O envelhecimento populacional traz consigo o aumento de doenças crônicas e os profissionais capacitados podem oferecer um manejo adequado, com ênfase no autocuidado e na gestão da própria saúde, otimizando o uso de recursos, melhorando a qualidade de vida com foco no envelhecimento ativo e saudável”, explica a secretária.

Informou ainda que a Sepedi também estará realizando outras formações voltadas ao atendimento da pessoa idosa com outros profissionais de saúde, sendo uma importante ação que une Sepedi, Sesau e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS).

#PraTodosVerem: imagens de uma sala com mulheres e homens sentados prestando atenção nas orientações de uma mulher que está em pé a frente ao lado de um painel que contém informações sobre a capacitação. Fim da descrição.

Foto: Divulgação | PMSS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários