Domingo, 27 de Julho de 2025
13°C 27°C
Brasília, DF
Publicidade

Agrese realiza audiência pública sobre critérios para implantação de redes estruturantes de gás em Sergipe

Evento reuniu agentes do setor para debater o marco regulatório e estratégias de expansão do sistema de distribuição

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
22/07/2025 às 17h10
Agrese realiza audiência pública sobre critérios para implantação de redes estruturantes de gás em Sergipe
Agrese realiza audiência pública sobre critérios para implantação de redes estruturantes de gás em Sergipe// Foto : Igor Matias

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) realizou, nesta terça-feira,22, a Audiência Pública nº 002/2025, com o objetivo de colher contribuições e promover o debate sobre os critérios e condições para a implantação de redes estruturantes do sistema de distribuição de gás natural canalizado no estado. O evento aconteceu em formato híbrido, com ampla participação de agentes do setor, representantes institucionais e da sociedade civil.

Durante a abertura, o diretor-presidente da Agrese, Luiz Hamilton de Santana, destacou a importância do diálogo aberto com o mercado e instituições reguladas para o avanço da política energética estadual. 

“Nosso compromisso é garantir uma regulação moderna, transparente e alinhada às necessidades de desenvolvimento do estado. Essa audiência é um marco no processo de construção de um ambiente normativo que favoreça investimentos e ampliação da infraestrutura de gás em Sergipe”, afirmou Luiz Hamilton. 

O diretor técnico da Câmara de Gás da Agrese, Douglas Costa, ressaltou que a audiência teve como foco definir um modelo regulatório que estimule a interiorização do gás natural no estado, promovendo eficiência e segurança jurídica. “Recebemos contribuições fundamentadas e observamos que as redes estruturantes são uma alternativa viável para ampliar o acesso ao gás em regiões fora do traçado atual. Há pontos sensíveis a serem alinhados, como a alocação de custos, mas o objetivo é construir, de forma participativa, uma regulamentação moderna, adequada às demandas do mercado e à realidade de Sergipe”, explicou.

O diretor-presidente da Sergas, Alan Lemos, reforçou o interesse da distribuidora em expandir a atuação no estado por meio das chamadas redes estruturantes ou gasodutos virtuais. “A audiência é essencial para definirmos critérios claros que possibilitem a expansão do gás natural. Já avançamos com a implantação em Lagarto, e queremos levar essa infraestrutura a outras regiões. A definição de regras é fundamental para darmos continuidade aos investimentos e garantirmos segurança técnica e jurídica ao processo”, destacou.

As contribuições recebidas durante a audiência serão analisadas pela equipe técnica da Agrese.O documento final buscará alinhar as expectativas do setor com os interesses do Estado, promovendo desenvolvimento regional e segurança regulatória.

Foto : Ascom/ Agrese
Foto : Ascom/ Agrese
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
Foto : Igor Matias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários