Quarta, 30 de Julho de 2025
12°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

“Uma oportunidade de ouro para as mulheres”, diz participante, sobre a caravana Maranhão Capacita Elas em Barra do Corda

Mais do que um evento de capacitação, a caravana Maranhão Capacita Elas representa uma rede de apoio e incentivo à autonomia das mulheres.

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
17/07/2025 às 18h20
“Uma oportunidade de ouro para as mulheres”, diz participante, sobre a caravana Maranhão Capacita Elas em Barra do Corda
- Semu leva caravana Maranhão Capacita Elas para Barra do Corda (Foto: Divulgação)

Nos dias 15 e 16 de julho, a cidade de Barra do Corda recebeu a caravana “Maranhão Capacita Elas”, uma grande ação do Governo do Maranhão voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Realizada no Centro da cidade, a iniciativa reuniu mais de 200 mulheres em dois dias de formação, trocas e oportunidades concretas de geração de renda.

Promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), a caravana contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Corda, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) —, além de instituições financeiras.

Com o tema “Transformando sonhos em negócios”, a programação ofereceu cursos, oficinas e palestras gratuitas em áreas estratégicas para o empreendedorismo feminino. As participantes se capacitaram em curso de escovista, curso de maquiagem, oficina de bolos para café da manhã, oficina de aproveitamento integral dos alimentos, oficina de costura criativa em malha e oficina sobre como ganhar dinheiro com as redes sociais.

Além das formações técnicas, as mulheres também participaram de palestras sobre educação financeira e receberam orientações sobre acesso a crédito, conteúdos fundamentais para quem deseja iniciar ou fortalecer um negócio próprio com mais segurança.

Todas as participantes saíram da caravana com certificados de conclusão e kits com materiais de trabalho, prontos para serem utilizados no início de suas jornadas empreendedoras. Essa entrega foi um dos momentos mais marcantes do evento, simbolizando o compromisso com a autonomia e a geração de renda.

Para a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, a ação teve um impacto profundo na vida das mulheres. “Elas não saem daqui apenas com um curso. Saem com ferramentas reais, com incentivo, com coragem. E é isso que a gente quer: mulheres donas das suas próprias histórias”.

A secretária adjunta de Autonomia Econômica e Política de Cuidado, Brígida Santos, destacou o papel estratégico da caravana. “A Caravana dialoga com outras ações que temos realizado nos municípios. É uma política que aposta no protagonismo feminino para transformar a realidade”.

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, também celebrou os resultados. “Foi uma ação concreta, que deixou resultados palpáveis. A prefeitura teve orgulho de ser parceira em um projeto que gera oportunidades reais e transforma vidas”.

Maria do Nascimento, aluna do curso básico de escovista, resume bem o impacto da ação. “É importante as mulheres se capacitarem para ter mais conhecimento e ter uma renda melhor”. Já Raquel Lima, que participou da oficina de gastronomia, compartilhou com alegria sua experiência. “Eu amo cozinhar, e tudo isso está sendo uma oportunidade de ouro para as mulheres."

Ao final do evento, o município foi contemplado com a implantação de uma Cozinha Solidária, viabilizada por emendas parlamentares da deputada Abigail Cunha à Secretaria de Estado da Mulher. O espaço funcionará como um equipamento público voltado à segurança alimentar e à geração de renda, com produção diária de refeições e oferta de oficinas de capacitação culinária. A gestão será feita de forma compartilhada com a prefeitura local.

Mais do que um evento de capacitação, a caravana Maranhão Capacita Elas representou uma rede de apoio e incentivo à autonomia das mulheres. Em Barra do Corda, ficou o sentimento de dever cumprido e, acima de tudo, o começo de muitas histórias de transformação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários