Domingo, 03 de Agosto de 2025
12°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Centro Socioeducativo da Funac celebra 35 anos do ECA com atividade ao ar livre

O encontro aconteceu à beira-mar e teve como tema central o direito ao esporte e ao lazer, previsto tanto no ECA quanto no Sistema Nacional de Aten...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
17/07/2025 às 13h00
Centro Socioeducativo da Funac celebra 35 anos do ECA com atividade ao ar livre
- O encontro aconteceu à beira-mar e teve como tema central o direito ao esporte e ao lazer (Foto: Divulgação)

O Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar (CSISJR), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou uma atividade especial em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro aconteceu à beira-mar e teve como tema central o direito ao esporte e ao lazer, previsto tanto no ECA quanto no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A manhã foi marcada por um círculo de diálogo com os adolescentes, conduzido por técnicos da equipe multidisciplinar da unidade, seguido por momentos de lazer, como futebol na areia, soltura de pipas e banho de mar. A proposta foi integrar reflexão e prática, promovendo não apenas a compreensão dos direitos, mas também a vivência concreta deles.

Para Sorimar Sabóia, presidente da Funac, ações como essa reafirmam o compromisso do sistema socioeducativo com a efetivação de políticas públicas que garantam dignidade e cidadania aos adolescentes.

“Quando proporcionamos momentos como esse, estamos cumprindo o que está previsto no ECA e no Sinase: garantir que o adolescente, mesmo em privação de liberdade, tenha acesso ao esporte, ao lazer, à escuta qualificada e ao acolhimento. É assim que construímos possibilidades de transformação”, destacou Sorimar.

A atividade também reforçou a importância do ambiente natural como espaço pedagógico, conforme explicou Talita Setúbal, diretora do CSISJR. “Saímos dos muros da unidade e levamos o debate para um cenário de liberdade: o mar, o vento, o céu aberto — o que favorece a escuta, o vínculo e a percepção de que é possível sonhar e construir um novo caminho. Foi uma manhã de diálogo, mas também de esperança”, afirmou a diretora.

Entre os participantes, o sentimento era de gratidão. Um dos socioeducandos resumiu a experiência de participar da atividade: “Foi muito bom sair um pouco, conversar com a equipe e brincar na praia. Faz tempo que eu não soltava pipa nem jogava bola assim. Me senti leve e vi que tem gente que acredita na gente”, disse.

A atividade integra o calendário comemorativo dos 35 anos do ECA, celebrado no dia 13 de julho, e reafirma a missão da Funac de oferecer um atendimento socioeducativo pautado no respeito aos direitos humanos, à educação integral e à promoção da cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários