A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP-PB), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB), concluiu com êxito mais uma ação formativa voltada à qualificação técnica dos servidores da Polícia Penal. Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, foi realizado, na cidade de João Pessoa, o Curso de Técnicas de Abordagem Policial, com carga horária total de 10 horas-aula.
O curso contou com uma proposta metodológica focada na atuação prática, abordando conteúdos fundamentais para a segurança, estratégia e eficiência nas abordagens operacionais, incluindo fundamentos da abordagem policial, doutrina PATAMO e seus princípios constitutivos, além da organização e composição das equipes operacionais. Também foram exploradas as abordagens específicas voltadas a diferentes contextos de atuação, procedimentos em casos de alvos não localizados, técnicas de patrulhamento, além de táticas em duplas e progressão em ambientes hostis.
A ação educativa teve como objetivo reforçar a padronização das técnicas de abordagem policial no âmbito do sistema prisional, elevando o nível de preparo dos policiais penais frente aos desafios operacionais diários. A estrutura do curso foi planejada para oferecer uma formação alinhada às melhores práticas de segurança pública e respeitando os princípios constitucionais da legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos fundamentais.