A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nesta quarta-feira (16), um encontro virtual com representantes de Secretarias e Coordenadorias Municipais de Políticas para Mulheres de diversas regiões do estado. A reunião teve como objetivo articular estratégias conjuntas para o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações integradas, sugestões de agenda compartilhada e possibilidades de lançamento simultâneo das programações municipais, como forma de ampliar a visibilidade e o impacto das iniciativas em todo o território piauiense.
A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da Sempi, Jahyra Sousa, destacou a importância do alinhamento coletivo e do simbolismo do mês:
“O Agosto Lilás marca também o aniversário da Lei Maria da Penha, que este ano completa 19 anos. Durante a reunião, dialogamos sobre as ações já em construção nos municípios, promovemos alinhamentos estratégicos e discutimos a possibilidade de realizar o lançamento das programações numa mesma data. Embora compreendamos as particularidades locais e agendas já definidas, o mais relevante é que todas as gestoras estão comprometidas em realizar ações efetivas, reafirmando nosso compromisso coletivo com a prevenção da violência e a promoção dos direitos das mulheres”, completou a gestora.
A reunião também evidenciou duas prioridades estratégicas apontadas pelas gestoras municipais: a necessidade de diálogo com os homens e a inserção da educação formal como ferramenta de prevenção.
“A participação dos homens nas ações do Agosto Lilás foi um ponto recorrente nas falas das gestoras. O enfrentamento à violência contra a mulher não pode se limitar ao fortalecimento das ações voltadas às mulheres, é essencial envolver os homens no processo, promovendo educação, reflexão e desconstrução de comportamentos violentos. Além disso, todas reforçaram a importância das escolas como espaços centrais para o desenvolvimento de ações educativas, especialmente no ensino médio. A recente aprovação da obrigatoriedade do ensino da Lei Maria da Penha nas escolas é um marco importante nesse sentido, pois contribui para a formação de uma cultura de paz, igualdade e respeito desde cedo”, completou Jahyra Sousa.
A Secretaria das Mulheres segue fortalecendo o diálogo com os municípios, promovendo a articulação entre gestoras e apoiando a construção de ações integradas e territorializadas de enfrentamento à violência de gênero. O Agosto Lilás será, mais uma vez, um marco na mobilização social e institucional pela vida e pelos direitos das mulheres piauienses.