O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), realiza nesta quinta-feira, 17, no auditório do Sebrae Acre, a cerimônia de encerramento da primeira etapa dos cursos do Projeto Empreende-Tur. Na ocasião, serão entregues certificados a 228 alunos de 14 turmas de qualificação profissional.
A iniciativa oferece capacitação em diversas áreas, como Precificação, Excelência no Atendimento ao Público, Gestão Financeira, Oratória e Técnicas de PNL, Marketing Digital, Manicure e Pedicure, Corte e Costura, além de Cabeleireiro, totalizando 15 turmas. O projeto foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri.
Para o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o Empreende-Tur impulsiona o empreendedorismo, ao oferecer formações que contribuem para o fortalecimento de pequenos negócios.
“Investir em qualificação profissional é essencial para o fortalecimento dos empreendimentos locais. Cursos como esses oferecem ferramentas práticas que ajudam os empreendedores a aprimorar a gestão, o atendimento, a precificação adequada, e se destacar no mercado. Capacitar é um passo importante para gerar mais renda e contribuir para o desenvolvimento da nossa economia local”, destaca.
Segundo a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, a formação profissional é um dos pilares da secretaria. “Estamos felizes com o encerramento deste primeiro ciclo e com os retornos positivos que recebemos. Presenciamos vidas sendo transformadas e os empreendimentos crescendo por meio do conhecimento. Muitos dos nossos alunos saíram dos cursos empregados e com seus pequenos negócios funcionando. O encerramento do primeiro ciclo é um momento de celebração, conquista e felicidade. Já estamos animados para o novo ciclo de cursos, que inicia no segundo semestre”, afirmou.
Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, os cursos são voltados para áreas que estão em alta no mundo do trabalho. “Essas capacitações que envolvem segmentos como, por exemplo, o de serviços e o administrativo, têm sempre muita procura e, por isso, fazemos questão de ofertar para a população em geral. Dessa forma, o governo do Acre dá oportunidades para as pessoas se qualificarem, exercerem uma profissão, ou até mesmo empreenderem, e essa é a missão do Ieptec”, disse.
Aos 58 anos, Iolanda Costa da Silva conta sobre toda a dedicação que teve durante os três meses do curso de Corte e Costura para que hoje pudesse finalizar as aulas já com encomendas em seu bairro.
“Quando entrei no curso não sabia nem pegar na máquina e dei muito trabalho para a professora. Eu saio daqui muito feliz, porque realmente aprendi a costurar. Agora eu vou seguir em frente e já tenho encomendas”, disse.
“Esse curso foi um grande desafio para mim. Era um sonho muito grande fazer esse curso. Um dia eu entrei na internet e vi a postagem sobre o curso, então pedi ajuda para minha filha e consegui”, completou Iolanda.
Os cursos, como o de Cabeleireiro, além de oferecer qualificação profissional aos estudantes, também proporcionaram momentos de lazer e bem-estar para idosos do Lar Vicentino, alunos de escolas públicas e outras instituições, com cortes gratuitos realizados pelos alunos durante as aulas práticas.
The post Governo certifica 228 alunos de cursos de qualificação na próxima quinta e celebra início de novos ciclos profissionais appeared first on Noticias do Acre .