O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) celebra uma conquista importante conquista: o 4º lugar no Ranking de Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a consultoria GO Associados.
A publicação chega à sua 17ª edição com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil e tem como base os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2023, publicados pelo Ministério das Cidades.
Com uma população urbana de mais de 500 mil habitantes, Rio Preto se destaca pela excelência nos serviços de saneamento básico. O Semae garante 100% de abastecimento de água no perímetro urbano, por meio de uma robusta infraestrutura que inclui mais de 2.400 km de redes, 152 sistemas de abastecimento, 230 reservatórios e 395 poços, entre os aquíferos Bauru e Guarani. A produção anual da autarquia é de 50,5 milhões de metros cúbicos de água, com índice de perdas de apenas 20%, um dos menores do país entre cidades de grande porte.
No que diz respeito ao esgotamento sanitário, 100% do esgoto coletado no município é tratado, por meio de uma Estação de Tratamento moderna e eficiente. Em 2024, foram tratados mais de 39 milhões de metros cúbicos de esgoto, reforçando o compromisso da autarquia com a saúde pública e a preservação ambiental.
Esse reconhecimento nacional reafirma o empenho constante do Semae em oferecer serviços de excelência, com responsabilidade, inovação e sustentabilidade.