O Piauí recebeu, nesta semana, a visita de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para acompanhar de perto a execução do Programa Fomento Rural. A iniciativa, executada no Estado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), tem promovido a inclusão produtiva e a melhoria das condições de vida de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social no campo.
Durante a agenda, as equipes técnicas do MDS e da Sada visitaram comunidades rurais e dialogaram com beneficiários para verificar de perto os resultados alcançados e as estratégias de execução do programa no Piauí. O Fomento Rural oferece transferência de recursos financeiros e assistência técnica às famílias, permitindo a implantação de projetos produtivos sustentáveis e adaptados à realidade local.
Para Geyson Moura, coordenador estadual do Programa Fomento Rural pela Sada, o momento foi de avaliação positiva e reconhecimento. “A gente fica feliz. Foram 38 municípios trabalhados até o momento, mais de R$ 10 milhões investidos junto aos agricultores familiares, e o Ministério do Desenvolvimento Social veio visitar, conhecer e validar todo esse investimento que está sendo feito aqui no Estado. Conhecemos experiências de agricultura, atividades não agrícolas, e o mais importante é saber que o recurso investido, com a garantia da assistência técnica da Sada, tem gerado resultados efetivos, com satisfação dos agricultores, alimento na mesa e recursos financeiros circulando nos municípios”, destacou o gestor.
A pesquisadora bolsista do MDS, Amanda Barcelos Mota, que integrou a comitiva federal, também ressaltou a importância do acompanhamento próximo e elogiou a diversidade das iniciativas implantadas. “A gente percebeu um grande estímulo à diversificação dos projetos produtivos, indo além da agropecuária, o que é fundamental, pois conhecemos a realidade do meio rural e sabemos que ela não se sustenta apenas com uma atividade. É muito interessante ver os técnicos se adaptando à realidade das famílias e capacitando essas pessoas a partir do que já produzem ou podem começar a produzir. E o que vimos aqui no Piauí condiz com o que o programa realmente se propõe a fazer. Tem sido muito efetivo perceber o esforço das equipes locais na execução, porque o recurso é federal, mas a responsabilidade de gerir e operacionalizar é do Estado, e aqui isso tem sido feito com compromisso e seriedade”, avaliou Amanda.
A parceria entre Governo Federal e Governo do Piauí fortalece políticas públicas voltadas para o combate à pobreza rural e a geração de renda, reafirmando o compromisso de levar dignidade, segurança alimentar e oportunidades de autonomia financeira para as famílias que mais precisam.