A implantação de uma empresa de data center em Sergipe foi o foco de uma reunião realizada em Brasília na quinta-feira, 10. O encontro reuniu representantes do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da empresa Optimus Technology Group e do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
A Optimus está investindo 1 bilhão de dólares na construção de um data center e de um campus tecnológico de pesquisa no estado. O empreendimento, formalizado por meio de um protocolo de intenções assinado com o governo estadual, pretende posicionar Sergipe como um novo polo de inovação, com a geração de empregos qualificados, atração de investimentos e modernização da infraestrutura digital.
O projeto será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Sergipe, cujo processo de operacionalização está sendo conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
O secretário da pasta, Valmor Barbosa, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do estado. “A ZPE é uma área de atração de investimentos para empresas que queiram se implantar em Sergipe. A chegada desse projeto vai gerar muitos empregos e colocar nosso estado no mapa global da inovação e da tecnologia”, sublinhou.
Já o diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, destacou o papel da companhia no apoio à instalação de novos empreendimentos. “Vamos atuar na prospecção de investimentos para Sergipe com a criação da zona de exportação, promovendo todas as condições, como os incentivos estaduais para instalação na área”, reforçou.
Reunião em Brasília
O diretor-presidente da Companhia Administradora da ZPE de Sergipe (Cazpe) e diretor de Novos Negócios da Codise, Gibran Ramos, explicou os principais encaminhamentos feitos com o MDIC, por meio da secretária-executiva adjunta Aline Damasceno Ferreira Schleicher. O agendamento da reunião foi realizado pela Sedetec.
“A equipe técnica do Ministério nos deu orientações de como fazer a condução do encaminhamento do projeto para que seja aprovada a homologação da ZPE com incentivos federais, incluindo a aprovação da empresa pioneira, que será a Optimus”, frisou Gibran.
Segundo ele, a previsão é de que o projeto seja protocolado no MDIC em setembro, logo após a aquisição da área pelo Governo do Estado, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju. “Já foram iniciados os estudos prévios para o licenciamento ambiental do conglomerado que será a ZPE e também da primeira empresa que ocupará uma parte da ZPE, a Optimus”, completou.
Durante a agenda em Brasília, o diretor-presidente da Cazpe também esteve com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, e o diretor corporativo Floriano Pesaro. O encontro tratou de questões como o comércio bilateral entre Brasil e outras nações.