A Fundação Renascer participou do I Simpósio da Socioeducação da Paraíba: Diálogos, Direitos e Transformações, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac). O evento teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à socioeducação no estado e no país. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de julho, no auditório do Centro Universitário Uninassau, em João Pessoa.
O simpósio reuniu profissionais da área, gestores públicos, educadores, pesquisadores, acadêmicos e representantes da sociedade civil. Ao longo da programação, foram debatidos os principais desafios enfrentados na socioeducação, além dos avanços e perspectivas para garantir os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
A proposta central do encontro foi criar um espaço plural para diálogos, trocas de experiências e construção coletiva de soluções. O foco esteve na efetivação dos direitos humanos, na promoção da justiça social e na valorização das trajetórias dos socioeducandos.
De acordo com o diretor operacional da Fundação Renascer, Cleber Pinto, foi um momento de troca e aprendizado. “É uma forma de reafirmar compromissos institucionais com a socioeducação, incentivar políticas públicas mais integradas e humanas, e fomentar ações que assegurem a dignidade, os direitos e as potencialidades dos socioeducandos”, afirmou.