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Equipes gestoras de escolas estaduais de Aracaju passam por formação pedagógica para aprimoramento de ensino

Intitulado ‘Recalculando a rota’, evento contou com palestras e oficinas para aperfeiçoar as atividades no segundo semestre letivo

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
11/07/2025 às 17h30
Equipes gestoras de escolas estaduais de Aracaju passam por formação pedagógica para aprimoramento de ensino
Evento abordou temas como monitoramento interventivo dos indicadores pedagógicos das escolas e o plano de intervenção nas turmas de risco / Fotos: Maria Odília

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou nos dias 10 e 11 de julho uma formação para coordenadores de ensino. O evento, chamado ‘Recalculando a rota’, ocorreu no auditório do Centro de Excelência John Kennedy e contou com a realização de palestras e oficinas, a fim de aprimorar as atividades e práticas diversas a serem aplicadas nas escolas durante o segundo semestre letivo de 2025.

No primeiro dia de evento, os coordenadores pedagógicos tiveram a oportunidade de obter mais conhecimento sobre diversos temas, como o papel deles no monitoramento interventivo dos indicadores pedagógicos das escolas, o plano de intervenção nas turmas de risco e, também, sobre as portarias 4169/2025 e 4111/2025, que abordam, respectivamente, as diretrizes de funcionamento para o ano letivo atual e as normas e diretrizes para avaliação, promoção e recuperação.

“Todos os assuntos que foram abordados aqui são muito bons, e nos ajudam, justamente, a organizar o nosso planejamento com os professores. Ontem foi muito discutido sobre as provas do SAESE e SAEB, como a coordenação e a gestão poderão se organizar para esse segundo semestre, já que as provas serão realizadas no fim do ano”, comenta a coordenadora do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), Cléssia Resende, a respeito dos aprendizados adquiridos no primeiro dia de evento.

Nesta sexta-feira, 11, a formação deu lugar à apresentação de temas muito relevantes no contexto educacional atual, com palestras que debateram o protocolo antirracista e o fluxo de utilização obrigatório nas escolas, seguida da educação especial e o fluxo de solicitações e atuação do Apoio I e Acompanhante Especializado na escola. Para concluir, foram realizadas oficinas, separadas por modalidades de ensino, para que os coordenadores pudessem pôr em prática os conhecimentos obtidos durante o evento.

Para a coordenadora pedagógica do Centro de Excelência Ministro Petrônio Portela, Jaci dos Santos, a formação contribui diretamente com o modo como algumas situações são abordadas nas escolas. “Na própria sociedade brasileira, nós temos um racismo que é considerado estrutural. Então, querendo ou não, apesar de todos os trabalhos que nós desenvolvemos, é preciso dar um reforço. Infelizmente nós detectamos na linguagem, no jeito de tratar, em piadinhas, que o racismo ainda exerce uma forte influência sobre os alunos, e que às vezes nem eles percebem. É fundamental que a escola promova esse tipo de trabalho para alertar e para suscitar uma reflexão e mudança de comportamento. E a educação é isso; é sempre diálogo, a construção de novas ideias e práticas para melhorar o ensino, e a educação antirracista e a inclusão são primordiais para a gente garantir os direitos humanos e o respeito”, expressa a coordenadora.

A diretora do Setor de Planejamento do Ensino da Diretoria de Educação de Aracaju (Seplen/DEA), Ana Cristina Dantas, compartilha sobre a decisão de realizar uma formação no meio do ano letivo.

“Essa demanda surgiu a partir do acompanhamento pedagógico que os técnicos realizam nas escolas. Durante o primeiro semestre, eles vão continuamente à escola, conversam com a equipe gestora, abrem os indicadores, estudam as turmas em riscos e pensam, juntos, em soluções ou ações para fazer a correção ou diminuição desses riscos. Essa caminhada possibilita que o técnico conheça a escola, as fragilidades da coordenação, e quando entramos nas férias escolares, os técnicos trazem essas demandas e a gente começa a planejar. O intuito principal dessa formação é, a partir do que foi observado no primeiro semestre e dos indicadores das escolas, nós traçarmos estratégias e tratarmos os pontos que precisam ser fortalecidos”, finaliza Ana Cristina.  

Coordenadora do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), Cléssia Resende
Coordenadora do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), Cléssia Resende
Diretora do Setor de Planejamento do Ensino da Diretoria de Educação de Aracaju (Seplen/DEA), Ana Cristina Dantas
Diretora do Setor de Planejamento do Ensino da Diretoria de Educação de Aracaju (Seplen/DEA), Ana Cristina Dantas
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