A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc) sediou, nesta quarta-feira (9), o Fórum Estadual dos Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Pernambuco. O evento reuniu coordenadores de polos, representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e autoridades da área da educação para um importante momento de articulação, escuta, formação e alinhamento de estratégias frente às novas diretrizes da Educação a Distância (EaD) no país.
Com foco na troca de experiências e no fortalecimento da rede UAB, o encontro abordou os impactos do novo marco regulatório da EaD, recentemente promulgado, que estabelece mudanças significativas na oferta de cursos a distância, especialmente nas áreas da saúde e licenciaturas.
Entre os principais pontos do novo decreto, está a exigência de atividades presenciais em todos os cursos de graduação, incluindo estágios, práticas, ações de extensão e momentos síncronos mediados por tecnologia. Cursos como Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia passam a ter restrições mais rígidas, sendo ofertados apenas nas modalidades presencial ou semipresencial, com obrigatoriedade de carga horária prática presencial.
Para o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço, o evento reforça o papel estratégico da cidade na formação superior e na democratização do acesso ao ensino público de qualidade. “Caruaru tem se consolidado como um polo educacional de referência no interior do estado. Receber um evento dessa magnitude, que discute o futuro da educação a distância no Brasil, demonstra o compromisso do nosso município com a formação de qualidade, acessível e cada vez mais conectada com as reais demandas da sociedade”, destacou o secretário.