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Escolas estaduais exaltam resultados positivos do método IntraAct de alfabetização em SC

Foto: Divulgação/SEDAs escolas estaduais de Santa Catarina já estão colhendo os resultados do projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom SC
10/07/2025 às 19h50
Escolas estaduais exaltam resultados positivos do método IntraAct de alfabetização em SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/SED

As escolas estaduais de Santa Catarina já estão colhendo os resultados do projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização. Em cerca de três meses de implementação nas unidades, já há inúmeros exemplos de estudantes do 1º ano do ensino fundamental lendo as primeiras palavras.

“Pude perceber que em apenas três meses os meus alunos conseguiram ler as primeiras palavrinhas. Eu acredito muito no método e que ele vem para transformar a nossa alfabetização”, salientou a professora Viviane Zablonski, da EEB Prof. Alícia Bittencourt Ferreira, em Joinville.

Em 2025, a iniciativa está funcionando como um projeto piloto aplicado em duas escolas de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) mais o Instituto Estadual de Educação (IEE). Desde o início do ano letivo, professores e gestores estão recebendo formações sobre o método, que está sendo aplicado para estudantes matriculados no 1º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino. 

“Estamos bem animadas com os avanços que a gente está tendo na leitura das crianças”, finaliza a professora Maria Cecília Lopes, da EEB Senador Rodrigo Lobo, em Joinville.

Baseado na Neurociência Cognitiva, o método IntraAct estabelece uma relação interativa, conduzindo o processo de aprendizagem de forma simples, correta e clara, cujos resultados são comprovados na prática. O material pedagógico do método IntraAct é composto por livros para estudantes e um livro para professor.

Desenvolvido na Alemanha, o método teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo de, em média, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

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