A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) promove, nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), o curso de Aperfeiçoamento das Práticas Metodológicas do Acolhimento.
Coordenadores, técnicos e demais trabalhadores lotados nas unidades de acolhimento institucional, mantidas pela Sasc em Teresina, são o público-alvo da capacitação que ocorre das 8h30 às 17h30, no Luxor Hotel, Praça Marechal Deodoro, Centro de Teresina.
João de Deus Sousa, secretário da Sasc, informou que o curso é muito importante porque visa capacitar esses profissionais, além de possibilitar a troca de experiência entre os colaboradores que, no dia a dia, estão trabalhando na ponta com o público acolhido pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social. “São vários públicos, desde crianças, que são muitas vezes abandonadas pelas suas famílias no lar Maria João de Deus, como também idosos e adolescentes. É um público, que em função da lei, vão para algumas dessas casas e são cuidadas por esses servidores públicos. Por isso estamos realizando a capacitação dessas pessoas que são cuidadoras”, exemplificou o secretário.
Ainda de acordo com João de Deus Sousa, o curso contempla também agentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, dirigentes, zeladores e vigilantes. ”Esses são os trabalhadores que lidam com esse público diariamente nas nossas 17 casas de acolhimento, desta forma, temos a missão de capacitá-los para que possamos tratar esse público da melhor forma possível”, destacou o gestor.
Sônia Terra, superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, disse que é essencial que os funcionários reflitam sobre o público contemplado com os serviços e a necessidade de prestar um trabalho de qualidade.