Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
A chefe da Unidade de Transplantes do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), Priscila Monteiro, falou sobre o sucesso da realização do primeiro transplante de coração do Maranhão, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (10), que tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
A especialista explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que entre todos os órgãos humanos, o coração é o mais sensível deles, tolerando poucas horas entre a captação e o implante, usando-se para isso até aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela informou que o fato ocorreu em novembro do passado, mas que o paciente passa bem.
“Foi um sucesso e o paciente está em plena recuperação. Às vezes, é necessário que esse transporte seja feito por avião e, geralmente, não há a possibilidade de aguardar a conveniência de voos comerciais. Alguns estados também contam com aeronaves exclusivas para o transporte de órgãos e de suas equipes captadoras, o que aconteceu nesse caso”, contou.
Estrutura
A gestora destacou que o HUUFMA conta com uma estrutura adequada, tanto de equipe profissional quanto de tecnologia de ponta, para oferecer a melhor assistência para os pacientes, além da experiência em transplantes desde o ano 2000, inicialmente de córneas, renal e outros, e agora, o cardíaco.
Ela contou, ainda, que a cirurgia de transplante ocorreu sem intercorrências, e que o doador foi transferido do seu hospital de origem para o HUUFMA, único hospital público do Maranhão habilitado para captação e transplante de órgãos. Com o “Sim” da família, foi possível captar coração, rins, fígado e córneas.
“Muitas equipes são envolvidas e, por sermos um hospital-escola, esse aprendizado em relação à captação e transplante faz parte da formação dos profissionais que por aqui passam. O gigante trabalho integrado da doação de órgãos permite reduzir barreiras e levar oportunidade de vida, mesmo a quilômetros de distância. O HUUFMA faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares [Rede Ebserh] desde 2013, e é vinculado ao Ministério da Saúde, o que nos dar vasta experiência “, enfatizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.