Foto: Divulgação/SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) está percorrendo Santa Catarina para otimizar e aprimorar a gestão dos recursos aplicados nas escolas. A equipe da Diretoria de Finanças (DIAF) da SED está capacitando servidores sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC).
O PDDE e o CPESC são iniciativas que buscam contribuir com o bom funcionamento das escolas e para a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica. Além disso, incentivam a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social.
“Estamos tendo um retorno muito positivo do trabalho enriquecedor feito pela nossa DIAF que vem estimulando trocas de experiências e o fortalecimento na parceria entre escolas, Coordenadorias Regionais e Secretaria de Educação. A formação continuada dos servidores é uma das nossas grandes prioridades”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Maior índice de adesão ao Programa do país
A rede estadual de ensino de Santa Catarina tem o maior índice de adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do país. São mais de 99% das escolas estaduais atendidas, o que fez com que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) escolhesse Santa Catarina como piloto para que outros estados elevem seus índices de adesão ao programa.
“Ficamos muito contentes em receber as técnicas do FNDE aqui na Secretaria de Estado da Educação (SED) para nos dar essa notícia maravilhosa. Se Santa Catarina é o estado com maior adesão ao PDDE, é graças ao trabalho da nossa equipe competentíssima que faz um trabalho exemplar”, completa a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
A equipe da Diretoria de Finanças da SED esteve reunida com técnicas do FNDE em junho, quando foram pensadas soluções para atingir a adesão em 100% das unidades escolares e descentralizadas da rede estadual de ensino. Como resultado, Santa Catarina deve receber um acréscimo de mais de R$ 200 mil em recursos encaminhados diretamente às escolas pelo programa
Anualmente, são captados mais de R$ 30 milhões pelo PDDE junto ao FNDE, que são encaminhados às unidades escolares. Para melhorar ainda mais a gestão do programa, a SED vem promovendo uma série de capacitações para técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e envolvendo todos os diretores das escolas da rede estadual de ensino, com orientações sobre o PDDE e o Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC).