Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec – TJ-MA), Rodrigo Nina, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (9), sobre os resultados da 4ª Semana da Conciliação de Conflitos.
O magistrado explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que, oficialmente, o evento aconteceu de 30 de junho a 4 de julho deste ano, mas novos casos poderão ser analisados diretamente pelo Nupemec. Ele informou que foram realizadas mais de 2 mil audiências no estado e o objetivo foi fazer acordos e estimular a cultura da conciliação e a paz social.
De acordo com o juiz, o evento ocorreu no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís (Cejusc), localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.
Ele informou que para o sucesso da Semana de Conciliação, foram mobilizadas 107 comarcas para a realização das audiências de conciliação de forma simultânea durante todo o evento comandadas por juízes e juízas, que realizaram audiências nos fóruns, e por conciliadores, com audiências nos Cejuscs.
“Nosso propósito com a Semana Estadual da Conciliação foi agilizar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional, além de romper com a cultura do litígio, estimular a cultura da conciliação e a pacificação social. Cada acordo formalizado é importante porque restaura relacionamentos e a vida das pessoas envolvidas em um conflito. Mais importante do que finalizar o processo é solucionar o conflito entre as pessoas”, afirmou.
O juiz Rodrigo Nina assegurou que quem não tem processo aberto ainda pode procurar um dos 26 centros existentes no estado.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.