Quinta, 18 de Setembro de 2025
19°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Maranhão avança na atualização do projeto Capacidades – Pages

SAF participou de dois encontros com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (F...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
07/07/2025 às 19h50
Maranhão avança na atualização do projeto Capacidades – Pages
- SAF avança na atualização do projeto Capacidades – Pages (Foto: Divulgação)

Entre os dias 1º e 3 de julho, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), participou de dois encontros com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em Brasília (DF).

O objetivo dos encontros foi alinhar diretrizes e atualizar documentos estratégicos da cooperação internacional que financia o projeto, através da iniciativa “Capacidades – Pages”, vinculada ao programa ASAP+/2RP, com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e recursos suplementares do governo da Alemanha.

Na segunda-feira (1º), o Pages esteve presente no seminário de alinhamento para cooperação internacional entre PNUD e SAF, promovido em Brasília (DF). O evento reuniu técnicos da SAF, da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan-PI) e do PNUD, com o objetivo de debater normas e procedimentos relacionados às aquisições e contratações no âmbito da cooperação internacional. A atividade reforçou o compromisso da SAF com uma gestão pública transparente, eficiente e alinhada às boas práticas internacionais.

“Importante os espaços em que a SAF alinhou as diretrizes da cooperação internacional para ampliar a atuação do Pages com excelência e, assim, alcançar o público alvo do Maranhão”, disse Bira do Pindaré, secretário da SAF.

Na quinta-feira (3), na Casa da ONU, em Brasília, foi realizada a Reunião Tripartite de atualização do documento de projeto (Prodoc) da iniciativa “Capacidades – Pages”, vinculada ao programa ASAP+/2RP. Participaram representantes da SAF/MA, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fida e do PNUD.

O encontro teve como objetivo revisar e ajustar indicadores, metas, estrutura de custos e articulações institucionais, assegurando maior aderência do projeto às políticas públicas estaduais e aos compromissos internacionais assumidos.

“A atualização do Prodoc é uma etapa-chave para consolidar as estratégias do projeto, garantindo maior coerência entre as metas do Maranhão, os compromissos assumidos com o Fida e os desafios vivenciados pelos territórios da floresta”, destacou Mariana Nóbrega, coordenadora geral do Pages.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), representada por Alda Silva, teve papel central na mediação do processo, reforçando os princípios de soberania nacional, eficiência da ajuda externa e alinhamento às diretrizes brasileiras de cooperação internacional.

A nova versão do Prodoc será submetida à aprovação da ABC e, após validação, permitirá o início de uma nova etapa de execução do projeto, com vigência até 2028. As ações reafirmam o compromisso do Governo do Maranhão com um modelo de desenvolvimento rural resiliente, justo e ambientalmente responsável, construído a partir do diálogo com os territórios e da valorização das populações que vivem e protegem a Amazônia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários