O projeto Sabor da Sergipanidade na Vila do Forró, na Orla da Atalaia, em Aracaju, tem sido palco de aulas-show de culinária regional desde o início do Ciclo Junino, no dia 30 de junho. Agora, o espaço recebe cursos de formação profissional do 'Qualifica Sergipe'. A primeira turma, de Comidas Regionais, iniciada na última terça-feira, 1º, é formada por beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nossa Senhora do Socorro, município da Região Metropolitana.
A iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), que leva uma cozinha móvel para a Vila do Forró.
Para a aluna Rafaela dos Santos, a experiência está sendo enriquecedora. “Como eu já trabalho com confeitaria artesanal, aprender essa área de comidas típicas está agregando muito ao meu cardápio tanto para aumentar as vendas no próprio São João, como também para vender o ano inteiro, não só nessas datas comemorativas. Está sendo uma experiência muito boa, ao mesmo tempo que a gente está interagindo entre nós na sala com o professor, a gente está interagindo também com o público”, contou.
O espaço Sabor da Sergipanidade receberá três turmas de culinária regional, que começam sempre às terças e finalizam às sextas com uma aula-show do renomado chef Timóteo Domingos. Para o instrutor do Senac Jefferson Carvalho, que acompanhou uma turma do Cras de Nossa Senhora do Socorro na última quarta-feira, 2, a parceria beneficia diretamente a população. “Durante essa semana de aula, elas estão aprendendo tudo o que é da nossa culinária nordestina: mungunzá, arroz doce, pamonha, pé de moleque, canjica, e elas podem utilizar essa aula para empreender. Isso é muito bom! A gente sempre trabalha bastante com esse foco de aprendizagem e empreendedorismo”, explicou.
A dona de casa Marli Lima agradeceu muito pela existência da parceria e já fez planos para o futuro. "É uma experiência maravilhosa. É preciso que tenha sempre essa iniciativa para dar oportunidades às pessoas, é uma terapia, faz muito bem ao corpo e à mente. Eu agradeço muito aos professores, à equipe, à prefeitura, ao Senac, ao Governo de Sergipe. Depois que eu finalizar o curso, com esse conhecimento que eu adquiri aqui, vou abrir meu próprio negócio”, enfatizou.
Durante as aulas, os participantes podem tirar dúvidas não só sobre as receitas, mas sobre manipulação e conservação dos ingredientes de forma segura. “A gente está lidando com produtos frescos e, muitas vezes, a pessoa não consome tudo no mesmo dia, então, como é que a gente poderia aproveitar esses alimentos para o dia seguinte de forma segura? Como é que poderíamos fazer para durar mais tempo? Então, isso tudo a gente acaba debatendo em sala de aula, a gente trabalha técnicas de congelamento e descongelamento e livre de ações de microrganismos”, explicou o instrutor Jefferson.
As aulas acontecem das 18h às 22h, e o projeto segue até dia 25 de julho. O 'Qualifica Sergipe' reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional, fortalecimento da cultura e a geração de oportunidades reais para a população.