A cidade de São Raimundo Nonato recebeu, nesta quinta-feira (3), mais uma edição do Capacita+, iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) voltada à qualificação dos municípios que participam da Operação carro-pipa Federal. O evento contou com a presença de mais de 100 representantes de prefeituras, entre coordenadores municipais de Defesa Civil, secretários e técnicos.
Com foco na atuação emergencial frente à estiagem que atinge grande parte do Piauí, a capacitação teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos e administrativos dos gestores sobre o funcionamento da operação, coordenada em nível federal pelo exército brasileiro, com apoio dos governos estaduais e municipais.
A programação foi marcada por palestras e debates com especialistas em defesa civil, logística e abastecimento hídrico. Entre os palestrantes estiveram o major Everton Araújo, chefe do escritório avançado da Operação carro-pipa; Anderson Neves, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad); Rodrigo Linger, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; Flávio Gouveia, coordenador nacional do Centro de Operações Carro-Pipa; e André Simões, do Grupo GPipa, responsável pelo monitoramento da logística da operação.
A diretora de resposta da Defesa Civil, Yvana Dantas, afirmou que as capacitações foram um sucesso e que elas ajudarão no enfrentamento à situação de seca. “Gestores capacitados são gestores responsáveis. Nós estamos trabalhando durante todo o ano para fazer com que esses gestores tenham conhecimento e assim possam solicitar recursos e melhor geri-lós também”, afirmou.
A edição de São Raimundo Nonato encerra o ciclo de capacitações desta semana, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à escassez hídrica e o apoio aos municípios do semiárido. Novas etapas do Capacita+ estão previstas para os próximos meses, com foco na qualificação contínua das equipes municipais de Defesa Civil.