O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira, 2/7, a consulesa-geral de Angola no Brasil, Stela Santiago, em sua terceira visita a São José do Rio Preto.
O objetivo da vinda foi aproximar-se da comunidade angolana em Rio Preto, composta hoje por cerca de 120 pessoas. Esbanjando simpatia, Stela salientou a importância do intercâmbio entre os dois países e da formação de médicos angolanos no Brasil. “Precisamos da vossa expertise e experiência porque vocês já são um país independente há muito tempo, com grande experiência em todos os ramos da vida. Precisamos do intercâmbio no ramo da agricultura, da educação, na formação dos profissionais na saúde, principalmente. Há alguns anos, muitos angolanos vinham ao Brasil para se tratar. Agora, já temos muitos bons médicos formados aqui e que estão no nosso país a dar uma grande contribuição”, afirma a consulesa-geral.
O prefeito reafirmou os laços de amizade e reforçou o trabalho de acolhimento de Rio Preto em relação aos imigrantes, em especial, aos angolanos. “O povo brasileiro, e o rio-pretense, tem laços culturais profundos com o povo angolano, seja na gastronomia, na música, nas artes. Esse relacionamento sempre será apoiado pelo município. Temos muitos angolanos que são cidadãos rio-pretenses e estão integrados à comunidade, vivendo com dignidade”, ressaltou o chefe do Executivo. Coronel Fábio Candido lembrou do caso de uma criança angolana que foi trazida inicialmente para São Paulo e depois para Rio Preto para tratar de uma patologia rara e grave. Atualmente, está saudável. “E o pai dessa criança foi empregado aqui na cidade via Balcão de Empregos da Secretaria do Trabalho”, completa.
A secretária Rosicler lembrou que Rio Preto tem o Selo MigraCidades 2024, concedido a governos locais que demonstram êxito na construção e gestão planejada de políticas migratórias. “Queremos ampliar e aprimorar esse trabalho maravilhoso, em especial o que a Casa SP Afro desenvolve para e com essas pessoas. Temos falado bastante nessa gestão sobre a importância de desenvolvermos a empatia e o respeito e reconhecermos a riqueza cultural dos diferentes povos que constituem o nosso país. Esse intercâmbio possibilita nosso crescimento.”
Participaram da visita o presidente da Comunidade Angolana em Rio Preto, Antônio Afonso Simão, e a vice-consulesa Adelaide João Jorge e a agente consular Amélia Fernandez. A comitiva ainda conheceu as instalações da Secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial e a Casa SP Afro, que desenvolve trabalho de acolhimento com imigrantes.
A partir de agora, as reuniões e eventos promovidos pela da Comunidade Angolana em Rio Preto, como a Dipanda, em novembro, em alusão à independência de Angola, poderão ser sediadas na Casa SP Afro. “Oferecemos o espaço para os encontros e ações da comunidade e aproveitamos para estreitar relações com os imigrantes angolanos residentes na cidade”, afirma Rosicler.
Raio-X Angola
Localização: situado mais ao sul da África, na costa oeste (África Austral)Capital: Luanda (cerca de 9 milhões/2022/INE)População: 36 milhões de habitantes (2023/OMS)Sistema de governo: presidencialismo/João Manuel Gonçalves Lourenço (presidente)Independência: 11 de novembro de 1975Moeda: Kwanza angolano (0,0059 real)Idioma: Língua Portuguesa