A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta quarta-feira (02), um encontro formativo com os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), com foco no protagonismo feminino negro durante o mês de julho. A atividade aconteceu de forma online e contou com a participação de representantes de 18 secretarias municipais de Políticas para as Mulheres.
O objetivo do encontro foi alinhar e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do Julho das Pretas, campanha nacional dedicada à luta, visibilidade e valorização das mulheres negras, além de denunciar as diversas formas de violência e discriminação que elas enfrentam.
A oficina foi mediada pela Coordenação de Organismos de Políticas para as Mulheres e pela Coordenação de Mulheres Negras Rurais e Indígenas da SEMPI, com foco na construção de um plano de ação conjunto com os municípios.
“Iniciamos o mês de julho com essa oficina de alinhamento com as secretarias municipais, para organizar a agenda do Julho das Pretas. Compartilhamos sugestões de ações que podem ser desenvolvidas localmente, fortalecendo a atuação dos organismos de forma coordenada. Ao final do mês, cada município retornará com um feedback sobre a execução das atividades. Esse momento é essencial para garantir a articulação entre estado e municípios e para promover, na prática, políticas públicas de equidade racial e de gênero”, destacou a coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, Louise Soares.
O Julho das Pretas é uma campanha anual que ocorre em todo o Brasil e celebra as conquistas das mulheres negras, ao mesmo tempo em que dá visibilidade às suas lutas históricas por justiça social, igualdade e respeito.