Com objetivo de ligar comunidades as inovações, experiências criativas e gerar conhecimentos, além de cadeias produtivas incentivadas, o governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), promoveu o 2º Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira, 2, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Cruzeiro do Sul.
A diretora técnica da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Suelen Marina Farias, destacou o objetivo do evento para as comunidades.
“O encontro tem como foco fortalecer as cadeias produtivas do Estado e, com isso, impulsionar a bioeconomia e valorizar comunidades e cooperativas que trabalham com recursos naturais locais. A ação conta com parceiros como Sebrae, Ufac, Ifac e Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Turismo. O público-alvo envolve as cadeias do cacau nativo, látex, sementes florestais e óleos naturais”, informou Marina.
As ações se estendem por toda a regional do Juruá e, com a Expoacre Juruá, o fortalecimento do desenvolvimento ambiental e produtivo é ampliado. “Com nosso estande na feira, os produtores expõem e comercializam seus produtos, movimentando uma cadeia de agronegócio voltada à preservação regional. Na primeira noite, lançamos a primeira revista da Funtac, apresentando nossos serviços, projetos em execução, áreas de atuação no Acre e artigos científicos publicados”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Sul, Janaína Terças, destacou a importância de levar informações aos produtores, transformando conhecimento em negócios e alavancando o turismo na região.
“É muito importante reunir esses atores, que já atuam no município, especialmente em ações ligadas à sustentabilidade. Nosso turismo é voltado ao ecoturismo, à observação de aves, vivências e aventura, por isso preservar é essencial. A Funtac, por meio do presidente João Paulo Bittar, traz essa discussão para Cruzeiro do Sul, fortalecendo parcerias com a Prefeitura e outras instituições. Acreditamos que, juntos, podemos construir um plano de ação que impacte positivamente na preservação ambiental e no turismo sustentável do Juruá. Agradecemos pela iniciativa e pela contribuição de todos”, destacou Terças.
A iniciativa contou com a presença de representantes do governo estadual, instituições federais, extrativistas e organizações de base. O momento foi marcado por expansão de conhecimento, falas simbólicas e reafirmação de compromissos com a sociobiodiversidade.
Representando a comunidade Nova Cintra, na região do Rio Juruá, município de Rodrigues Alves, Francisco Antônio de Almeida falou da oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos através das capacitações. “É de grande valia os conhecimentos que adquirimos através dessas iniciativas. A nossa capacitação é imprescindível para aprimorar nosso trabalho na biodiversidade. Me sinto feliz e grato pelo governo do Acre trazer a estrutura da Funtac para mais perto das cooperativas.”, disse Francisco.
O analista do Sebrae, Francinei Santos, destacou a parceria e estruturação do projeto de bioeconomia com a Funtac. “A bioeconomia tem grande potencial econômico, social e ambiental. Para isso firmamos parcerias. Este encontro é fundamental para levar conhecimento, informação e oportunidades de negócios aos principais atores, sendo eles produtores rurais, extrativistas, cooperativas, instituições e pesquisadores, unindo esforços para evitar sobreposição de ações e promover inovação, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo no setor”, avaliou Santos.
O 2° Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade reafirma o compromisso do Acre com a valorização dos recursos naturais e das populações tradicionais, mostrando que é possível gerar renda com responsabilidade socioambiental e inovação.
The post Governo sedia 2º Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade com foco em territórios e saberes tradicionais appeared first on Noticias do Acre .